Na manhã desta quarta-feira (24), a equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) esteve no Centro de Cuidados Diurnos Tia Nega para ministrar uma palestra sobre Relacionamento Interpessoal e Respeito ao Próximo.
Durante o mês de outubro já foram realizadas outras duas palestras com os temas Autoestima e Higiene Pessoal, Bucal e Alimentação Saudável. De acordo com a Psicóloga do CREAS, Karina Teixeira de Araújo Gutterres, os assuntos para as palestras foram sugeridos pela própria coordenadora do Tia Nega a partir das dificuldades vividas no dia a dia.
Atualmente temos 85 cadastros, sendo que 50 a 65 idosos frequentam o local diariamente. A ideia desse projeto surgiu da nossa necessidade pelas palestras com a necessidade dos estágios da equipe. As palestras são muito produtivas e já podemos notar algumas mudanças no comportamento dos idosos aqui com a gente e também em casa com as famílias, explicou a coordenadora do Tia Nega, Margarida Fátima Lopo.
A equipe do CREAS é formada pela psicóloga Karina Teixeira de Araújo Gutterres e os estagiários em Serviço Social, Daniele Pereira Coelho, Maria dos Santos de Almeida e Fernando Rodrigues de Souza.
A palestra desta quarta-feira contou com a presença de 36 idosos. Eles gostam de participar, fazem perguntas sobre os temas e interagem durante as dinâmicas, concluiu Daniele Pereira Coelho.
No próximo dia 30, terça-feira, a partir das 8h, haverá o encerramento do ciclo de palestras com um café da manhã para os idosos.
PARTICIPAÇÃO
Dona Darcy Souza Verneck frequenta o Centro de Cuidados Diurnos Tia Nega há 15 anos e falou sobre a participação nas palestras. Achei ótima. Nós somos idosos, não sabemos tudo e aprendemos sempre mais com as pessoas mais novas, contou.
Já Jesus Antônio Ribeiro frequenta o local há um mês e acrescentou a importância de participar dessas atividades. Já participava das ações do CRAS, estou viúvo há oito meses e fui encaminhado para o Tia Nega. É importante participar do grupo, somos todos irmãos, uma família só. Quero continuar aqui sempre, reforçou.
Frequentadora assídua do Tia Nega, Maria Judite da Silva espera comemorar seus 70 anos com os amigos. Assisto a todas palestras, participo dos cursos de dança, crochê e em dezembro quero comemorar meu aniversário aqui, somos todos uma família, somos bem cuidados e tudo que fazemos é com amor, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO