
No sábado (18), uma equipe composta por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), da Diretoria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Diretoria de Infraestrutura Escolar e do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, realizou visitas para acompanhar o andamento de diversas obras que estão sendo executadas em Três Lagoas, principalmente as inclusas no Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino (PROREME).
Além da Escola Municipal “Ramez Tebet” e Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão”, que já estão com obras do PROREME avançadas, a equipe também visitou a Escola Municipal Professora “Marlene Noronha Gonçalves”, Escola Municipal General “Nelson Custódio de Oliveira” e o Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora Aparecida que começam a receber reforma e ampliação em breve.
OUTRAS OBRAS
O prédio onde abrigará o CEI “Clarinda Dias”, no Centro da Cidade, também foi visitado e pode-se notar um grande avanço na obra, faltando alguns detalhes de acabamento e instalações para ser concluída.
Após isso, as obras de reforma e ampliação da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (E.A.C.S.) “Miguel Nunes”, mais conhecida como Unidade de Saúde Santa Luzia, já teve o telhado, que era o maior problema, bem como o piso e algumas paredes retirados. Além disso, o prédio contará com reorganização da disposição das salas e ganhará novos cômodos que servirão para atendimento ao público.
As obras do Piscinão do Jardim Dourado seguem adiante, com a finalização da instalação do sistema de recalque com bombas e casa de máquinas, bem como o alambrado que cerca o local. Além disso, ao redor do piscinão será construído, conforme pedido do prefeito, uma área de lazer com pista de caminhada e bancos, mantendo algumas árvores já existentes. Também recebeu a visita da equipe o Centro de Convenções, que ainda está em fase de acabamento pesado, como reboque e contra piso.
PROREME
Na E.M. “Gentil Rodrigues Montalvão”, a empresa contratada para execução do serviço, concluiu a parte hidráulica, a instalação de pisos nos banheiros e inicia a construção e polimento do piso em granilite de algumas salas de aula. Além disso, a unidade contará com a construção de novas salas de aula, troca completa do telhado de um dos pavilhões, substituição de madeiramento danificado, colocação de forro de PVC que é mais seguro e higiênico, revisão e reconstrução da parte elétrica.
Visando a segurança dos alunos, a obra ainda compreende a elevação do nível das calçadas internas, pois o grande desnível existente pode causar acidentes; construção de rampas de acessibilidade, uma passarela de acesso à quadra poliesportiva que também será contemplada com pintura das marcações do chão e pilares. “Toda a iluminação do prédio será refeita e ainda ganharemos a construção de uma sala de professores e coordenação”, finaliza o diretor Adriano Dias.
Já na E.M. “Ramez Tebet”, a pintura já foi concluída, iniciando a reforma nos banheiros do térreo do prédio, que tem dois andares, além ainda do isolamento da área onde será a nova cozinha, pois a atual dará lugar a uma sala de aula.
“Ganharemos ainda a construção de mais duas salas de aula, uma será apenas para repouso dos alunos, pois como trabalhamos em período integral é muito importante que os alunos tenham um momento de descanso e a outra comportará mais 35 estudantes”, comenta a diretora da Unidade, Aparecida Pereira dos Santos.
Outro ponto positivo da reforma é que o andar de cima da unidade, que hoje tem apenas uma rampa de acesso, ganhará uma escada, o que facilitará o tráfego dos alunos. A rampa existente, por sua vez, ganhará novos pisos cerâmicos.
Já nas outras unidades educacionais, o intuito da visita foi visualizar in loco o projeto criado pela Diretoria de Planejamento da SEINTRA. “Como essas unidades receberão obras em breve, dentro da primeira fase do PROREME decidimos fazer essas visita para visualizar como estão e como ficarão esses prédios que precisam urgentemente de reparos”, comenta Guerreiro.
Diretoria de Comunicação