Continua em andamento, agora prestes a terminar a terceira etapa, a 1ª Gincana Unidos pela Saúde, onde quatro equipes (Azul, Verde, Amarela e Branca), formadas por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, estão cumprindo as tarefas, designadas para cada semana.
A Gincana tem o objetivo de incentivar a participação voluntária dos servidores da Saúde, estimulando seu envolvimento nas ações e resgatando a humanização e a solidariedade.
Na primeira etapa, ou seja, na primeira semana, as equipes receberam a tarefa de limpeza de quintais e coleta de garrafas pet e latinhas. Era a prova do matando o mosquito.
Na segunda semana, a proposta da prova foi quem doa ajuda e consistiu em conseguir o maior número de doadores de sangue e de cadastro de doadores de medula óssea.
Esta prova, de alto cunho de importância social, humanística e de saúde, as equipes conseguiram 107 doações de sangue e 79 novos cadastros de doadores de medula óssea.
A importância e o resultado positivo desta prova se entende ao sabermos que o Hemonúcleo consegue, em média por semana, coletar apenas 50 doações de sangue e 5 novos cadastros de doadores de medula óssea.
Terminada a segunda etapa e computados os pontos, a Equipe Azul obteve o maior número de pontos (97 mil). Em seguida, a Equipe Amarela (94 mil). Em terceiro lugar ficou a Equipe Verde (40 mil), seguida pela Equipe Branca (34 mil).
No acumulado das duas provas, a classificação por pontos é a seguinte: Equipe Azul (126.991), Equipe Amarela (123.114), Equipe Verde (68.576) e a Equipe Branca (45.759).
Na terceira semana, cujo encerramento está previsto para esta sexta-feira (2), as equipes estão trabalhando em torno da prova Cuidando de Si.
A prova consiste em fazer exame preventivo de câncer de colo de útero (citopatológico) e exame preventivo do câncer de próstata (PSA).
Os resultados e nova classificação serão divulgados a partir de segunda-feira (5), quando serão conhecidos os números de exames conseguidos na prova.
Assessoria de Comunicação