Na manhã desta quinta-feira (16) a prefeita Márcia Moura (PMDB) acompanhada da vice-governadora Simone Tebet e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia recebeu em seu Gabinete visita de uma comitiva de empresários da Coréia do Sul.
Os empresários que integram o Grupo DOHWA, importante empresa do setor de engenharia, idealizando projetos voltados para área de logística e de recursos naturais, reuniram-se com a prefeita para apresentar oficialmente a empresa, discutir propostas e conhecer detalhes sobre as potencialidades do município.
A comitiva de empresários composta por um grupo de 11 visitantes, entre eles o presidente da Câmara Brasil/Ásia e porta voz e intérprete do grupo, Alex Chung, o presidente dos interesses do governo coreano, O J Hwan e os representantes Kim Woon Soo, Yoo Jg Nan.
Durante a reunião o grupo apontou a possibilidade de investir em algumas áreas que estejam diretamente ligadas com a logística e com recursos naturais.
Vamos mostrar projetos que já concluímos em outros países e que estão em pleno funcionamento. Pelo que sabemos de Três Lagoas áreas de ferrovia e portuária estão sendo exploradas, e é exatamente nessas áreas que se enquadram nossos projetos, disse Alex Chung, afirmando que ainda não existe um valor estimado a ser investido.
Não temos um valor estimado para investirmos, até mesmo porque ainda não temos um projeto definido para ser executado e nem fechamos parceria. O que temos é uma projeção do governo coreano em investir no Estado. Esse valor pode chegar a R$ 5 bilhões, mas não é nada concreto, disse Chung.
Na apresentação ganharam espaço projetos que detalhavam processos de montagem de ônibus. Utilizando tecnologia de ponta, os sul-coreanos discorreram sobre a segurança e a qualidade dos produtos.
Um dos protótipos apresentados detalhava a fabricação de ônibus que dispensa a uso de motorista. O modelo de alta tecnologia é guiado por controle remoto através de sensores. O mesmo modelo ainda apresenta recurso que capta energia. Através da frenagem do veículo a força utilizada transforma-se automaticamente em energia que é acondicionada em baterias dentro do motor do veículo podendo ser reutilizada.
Nessa esfera foram apresentados ainda modelos de metrôs e trens de alta velocidade e terminais de transportes.
Outro projeto detalhado pelo grupo referia-se a construção de cidades planejadas, que utilizando a logística interligavam através de sistemas inteligentes setores de indústria e comércio.
Em projetos como esse são construídos pela DOHWA desde o aterro do local e edificação até estudo de como funcionará a parte financeira da cidade.
Entregamos o projeto pronto. Com sistema de saúde e educação funcionando. Cuidamos das minúcias que compõe uma cidade em pleno funcionamento, ressaltou Alex Chung.
Na Coréia do Sul existem sete projetos como esse sendo construídos, estando 80% concluídos. Um projeto como esse pode comportar até 1 milhão de habitantes e demora cerca de 8 anos para ficar pronto.
Algumas dessas cidades estão sendo edificadas em montanhas o que comprova o compromisso da empresa em aproveitar ao máximo as condições oferecidas pelos recursos naturais.
Antes de elaborarmos um projeto, verificamos com cuidado as características do local, fazendo um plano de realidade logística específica para a localidade do projeto. Para nos certificarmos da qualidade e segurança utilizamos da tecnologia da informação, que nos dá a exatidão do trabalho executado, apontou Chung.
Além desses projetos, também foi apresentado o de um Resort. O motivo dessa apresentação seria o interesse de um outro grupo coreano em investir nessa ramo em Três Lagoas.
De acordo com o porta voz o grupo já havia sinalizado interesse nesse tipo de investimento em Três Lagoas, uma vez que tiveram conhecimento da abundância de águas e riquezas naturais.
Após acompanhar a apresentação a prefeita Márcia Moura agradeceu a visita do grupo e colocou-se a disposição para esclarecimentos.
Três Lagoas os recebe de braços abertos. Agradecemos a visita que muito nos honra. Saber que empresários de um grupo tão importante como os que os senhores representam demostra claro interesse de investir em nosso município nos deixa orgulhosos e confiantes em uma futura parceria. Tenham a certeza de que todas as informações que os senhores precisarem serão repassadas com precisão, disse a prefeita sendo reforçada pela vice-governadora Simone Tebet.
Falo em nome do governador do nosso Estado. Que essa seja a primeira de muitas visitas que os senhores farão a Três Lagoas. Sei que irão percorrer várias cidades, mas tenho certeza que após percorrer todas elas, Três Lagoas será o destino dos senhores. E quando essa hora chegar estaremos prontos para coloca-los em conversação com o governador do Estado. Temos o melhor incentivo fiscal do país e pelas potencialidade do nosso Estado tenho certeza que poderemos firmar importantes parcerias, afirmou a vice-governadora.
De acordo com o porta voz do grupo, os empresários saíram da reunião satisfeitos com toda a conversação e já vislumbram projetos para Três Lagoas.
Eles estão impressionados não só com a cidade e suas potencialidades, mas também com os governos em função de estarem criando condições para que Estado e município se desenvolvam. Os empresários perceberam claramente o esforço positivo que ambos estão fazendo para trazer investimentos para Três Lagoas. Após esse primeiro encontro, a DOHWA posiciona-se como uma futura investidora no município. Claro que para isso teremos que realizar estudo técnicos e outras questões que antecedem todo esse processo, mas pelo que vimos aqui, estamos caminhando para uma futura parceria, finalizou Alex Chung.
DOHWA
O Grupo DOHWA foi fundado no ano de 1957 na Coreia do Sul. Atualmente a empresa figura uma das melhores posições no ranking mundial de projetos de construção no setor de engenharia em 19 segmentos diferentes.
Para manter-se em posição de destaque, uma das maiores preocupações da empresa é com a segurança. A DOHWA possui certificados ISO 9001 e 14001, além de certificado de excelência em qualidade que é oferecido pelo Governo Coreano.
Utilizando tecnologia de ponta, profissionais especializados e mão de obra qualificada pela própria empresa a DOHWA traz em seu portfólio a construção de importantes e arrojados projetos em todo o mundo. A experiência profissional da DOHWA está registrada no Congo, na Georgia, na Bolívia, no Azerbaijão, na China entre outros países.
Na Coréia do Sul, 20% dos projetos e construção dos metrôs foi feita pela DOHWA. Para idealizar os projetos a empresa conta com um grupo de 200 engenheiros.
Visitas
Dando sequencia a agenda de compromissos em Três Lagoas, no período da tarde, a comitiva de empresários sul-coreanos, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia seguiu para visitas no município.
A comitiva conheceu alguns dos importantes investimentos que estão sendo realizados em Três Lagoas, entre eles a obra do contorno ferroviário.
Entre os investimentos em funcionamento os empresários conheceram a empresa de celulose e papel Fibria.
A comitiva ficou encantada com as potencialidades do município e com a pujança de Três Lagoas. Ao final das visitas os coreanos conheceram um dos mais importantes cartões postais da cidade, a Lagoa Maior.
Agenda
Depois de cumprir agenda em Três Lagoas, os empresários seguiram para Cuiabá/MT e na sequencia deverão visitar o Estado do Paraná, com agenda marcada para a cidade de Curitiba.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO