O empresário Pietro Rossica esteve no gabinete da prefeita acompanhado da esposa, de um casal de filhos e do mestre Armando Catrana, coordenador do projeto Centro Juvenil Jesus Adolescente.
O objetivo da visita foi conhecer a prefeita e obter informações sobre a política de atração de investimentos praticada pelos governos municipal e estadual. A visita foi acompanhada pelo chefe de gabinete, Fernando Milan, pelo assessor jurídico, Clayton Mendes de Moraes e pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Cristovan Canela.
Na Itália, Rossica possui uma fábrica de componentes metálicos voltados ao mercado motociclístico. As peças, que equipam motos Honda, são produzidas lá e entram no Brasil via Zona Franca de Manaus. O empresário disse que estuda a possibilidade de implantar em Três Lagoas uma indústria para encurtar esse caminho. Um dos interesses de Rossica foi saber o tamanho da área destinada pela prefeitura para empreendimentos como esse e surpreendeu-se ao saber que poderia contar com área de 15 mil m2, oferta feita pela própria prefeita.
Esta visita é de cortesia. Numa segunda oportunidade, mandarei dois engenheiros de minha fábrica da Itália até Três Lagoas para tratar da parte técnica, vistoriar área e formalizar acordo, explicou Rossica.
Simone pediu ao secretário Canela que destine atenção especial aos italianos. O empresário não quis adiantar de quanto seria o investimento para a unidade de Três Lagoas e o número de empregos gerados.
Educando para o futuro
Rossica informou à prefeita que pretende formalizar acordo com alguma universidade da cidade para criar um curso de economia e comércio exterior com o objetivo de preparar mão de obra para trabalhar na fábrica de Três Lagoas.
Vamos selecionar pessoas dentro do curso que passarão um ano na Itália estudando e conhecendo tudo sobre a fábrica para se tornar um elo entre Itália e Brasil, explicou.
Valorizando as possibilidades
Durante sua explanação sobre política de atração de investimentos, a prefeita Simone valorizou pontos positivos de Três Lagoas, como o distrito industrial dotado de infra-estrutura completa, o bom momento vivido pelo município em relação à industrialização e incentivos como a redução de ICMS e isenção de IPTU e ISS.
A prefeita também se comprometeu, caso o empresário decida realmente investir em Três Lagoas, a ajudar e intermediar a busca pelos incentivos junto ao governo estadual.
Falando a mesma língua
A empresa de Pietro Rossica na Itália é uma das principais colaboradoras do Centro Juvenil Jesus Adolescente, implantado pelo mestre Armando Catrana na Vila Piloto. O centro atende jovens com cursos profissionalizantes e reforço escolar.
Ao tocar no assunto assistencialismo, a prefeita falou e mostrou o projeto do CRAS Centro de Referência da Assistência Social, projeto que ela considera como prioritário em sua administração e que deverá atender mil crianças por dia com acompanhamento escolar e prática desportiva, entre outros atrativos.
A iniciativa agradou os visitantes, que não economizaram elogios à administração municipal.
Ao final da reunião, a prefeita fez um convite ao grupo que foi prontamente aceito. Na manhã desta sexta-feira (23), o marido da prefeita Simone, Eduardo Rocha e o vereador Antonio Rialino, fizeram um tour de lancha com o grupo pelo rio Sucuriú, onde puderam mostrar as belezas e o potencial turístico da região.
O passeio se encerrou com um almoço na Pousada do Tucunaré, onde, antes de comer, os visitantes conheceram um pouco da vida silvestre do local a bordo de um trenzinho, e saborearam frutos típicos da região.
Esse lugar é muito belo. Estamos encantados, comentaram os italianos.
A vinda da equipe técnica enviada da Itália para tratar do investimento em Três Lagoas está prevista para a segunda quinzena de janeiro.
Assessoria de Comunicação