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A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na noite desta quinta-feira (6), no Centro de Educação Infantil (CEI) Lilian Marcia, o 3º Encontro do Projeto “Por Onde Andas Leitor?”. Este é o terceiro ano de realização do projeto de Formação Continuada para professores, que tem como objetivo a discussão sobre a importância das narrativas como parte de experiência de conhecimento humano e formação da identidade profissional do professor.
As idealizadoras, as coordenadoras pedagógicas da SEMEC Annete Lopes Sejópoles Modesto e Vera Lúcia Medeiros, trabalham com o tema “Foco nas Leituras do Professor e na Mediação de leitores”. Os participantes lêem obras de escritores, sendo a maioria nacional, e depois relatam a experiência nos encontros do projeto.
As reuniões acontecem quinzenalmente até o final de 2015, no Centro de Educação Infantil Lilian Márcia, tendo como público alvos os professores do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil.
Este terceiro encontro foi dividido em quatro etapas, sendo que a primeira foi a atividade “Deixa que eu conto”, que incluiu a leitura do livro “O vaqueiro que não sabia mentir”, do escritor Ricardo Azevedo. Já o segundo momento contou com uma apresentação das crianças e professores do CEI Interlagos, culminância de um projeto de prática literária. A terceira etapa os participantes assistiram a um vídeo de encantadores e educadores literários.
De acordo com Anette, a quarta etapa é a mais importante do projeto. “Todas as etapas possuem uma importância. No entanto, é neste momento em que os professores irão expor a experiência que tiveram com a leitura daquele livro. O objetivo é que o educador tenha um posicionamento diferente diante a obra, entenda a metáfora, que está inserida no universo infantil, e a partir disto sinta, entenda o mundo da criança através da literatura”, disse.
A coordenadora Vera Lúcia diz que o projeto também visa formar professores mediadores. “Se o professor não lê, não conhece o livro, não o valoriza. Ao ler, o professor torna-se um mediador, facilitando o contato da obra com o aluno”.
O próximo encontro está previsto para o dia 20 deste mês.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca