A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas (SEMEC) lançou a Gincana de Recicláveis – Edição 2015. O objetivo das secretarias é colaborar com o processo de educação ambiental nas escolas. Os alunos que apresentarem o maior número de arrecadação de recicláveis serão premiados com tablets, bicicletas e celulares.
O lançamento da edição deste ano aconteceu nesta terça-feira (12), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”. Segundo o coordenador do projeto, Juscyo Martins, da Secretaria de Meio Ambiente, também é objetivo do projeto incentivar a prática constante de hábitos ecologicamente corretos. “A gincana terá outras atividades além da arrecadação, entre elas, redação que tenha temas sobre meio ambiente. Então é uma soma de ações que buscam sensibilizar todos os envolvidos”.
O coordenador ainda disse que os prêmios serão individuais. Como explica Martins, o primeiro lugar em arrecadação poderá escolher entre o tablet e a bicicleta. Além disso, cada escola terá um responsável por fazer o recolhimento dos materiais, e o escolhido será premiado automaticamente com o um celular. “Queremos incentivar uma competição saudável, e ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas estejam em contato e reflitam sobre problemáticas do meio ambiente”, conclui Martins.
O secretário da SEMEC, professor Mário Grespan Neto, destacou que a gincana irá somar diversos benefícios. “O projeto estimula a compreensão da cidadania pelo contato que possibilita a troca de relações sociais, podendo criar organizações comunitárias. Os professores passam a contar com uma ferramenta divertida e eficaz para aplicar conteúdos referentes à conservação ambiental. Enfim, essas parcerias só vêm para somar”, observou.
As três primeiras escolas de Três Lagoas que iniciam a gincana são as municipais Joaquim Marques de Souza, Gentil Rodrigues Montalvão, e a Escola Estadual Bom Jesus. Esta é a segunda edição da competição. No ano passado, a Escola Municipal Maria Eulália Vieira foi a campeã da Gincana com a arrecadação de duas toneladas de recicláveis.
Após a contagem do material arrecadado, cada escola poderá vender o material, revertendo em remuneração para a unidade escolar.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/41861-o-lancamento-da-edicao-deste-ano-aconteceu-nesta-terca-feira-12.jpg