A Secretaria de Educação e Cultura lançou um projeto que visa ensinar alunos da rede municipal de ensino a tocarem flauta doce. No projeto Flauta Mágica, as aulas serão ministradas semanalmente no conservatório municipal de música pelo professor Ricardo Antero.
Segundo a diretora do departamento pedagógico Jussara Fernandes, serão selecionadas 65 crianças de 10 a 12 anos entre as escolas da rede municipal de ensino. Cada escola terá o seu critério de escolha, explica Jussara. A primeira aula está prevista para começar ainda no mês de abril.
Introdução Musical
O principal objetivo deste projeto é introduzir a música na vida das crianças. A flauta doce é um instrumento complementar utilizado para o início da aprendizagem musical, explicou Cidinha Mariano, professora de música e assessora de cultura que divide a autoria do projeto com Vickie Vituri. Ela diz ainda que a flauta é um instrumento de fácil manuseio e de baixo custo, o que facilita o acesso aos alunos municipais. A prática musical pode também fazer com que as crianças descubram ainda outras habilidades e aprendam a tocar outros instrumentos, ressaltou a assessora.
Cidinha conta que após freqüentarem as aulas, as 65 crianças formarão um grupo musical que levará o nome do projeto, Flauta Mágica e fará apresentações a exemplo com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, a exemplo do que é feito com a Orquestra de Violeiros.
Assessoria de Comunicação