Nessa segunda-feira (30) mais 17 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas no meio ambiente de forma irregular em Três Lagoas. Em pouco mais de dois anos de funcionamento o projeto Ecoponto já retirou do meio ambiente 440 toneladas de pneus inservíveis.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado a Secretaria de Saúde, orientou a retirada dos pneus armazenados no Ecoponto e destinados ao reaproveitamento industrial.
Com capacidade de estocagem de aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pequenos (carro de passeio), o Ecoponto foi inaugurado pela prefeita Simone Tebet (PMDB) em novembro de 2007.
O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o destino correto de pneus inservíveis e preservar o meio ambiente de possíveis danos que poderiam ser causados pelo descarte desse material em locais inadequados.
O Ecoponto também conta com uma parceria firmada entre a o Município e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (ANIP), com um termo de cooperação mútua assinado pelas duas partes que prevê o recolhimento dos pneus, em espaço ambientalmente adequado, com autorização e licença do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO