Na tarde desta quinta-feira (08), gestantes cadastradas na EACS Vila Alegre receberam orientações sobre a importância dos cuidados durante e após o parto, realizado pela coordenadora dos agentes comunitários de saúde, Indira de Souza Vilela. A iniciativa foi promovida pela equipe da EACS Vila Alegre com apoio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdades AEMS e UFMS.
Aproximadamente vinte e duas gestantes participaram das orientações, sendo dez aguardavam a consulta pré-natal e doze foram convidadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde.
Segundo Indira, as orientações ocorrem todas às terças e quintas-feiras, quando as gestantes antes da consulta pré-natal também aproveitam o momento para realizar os exames de sangue e testes rápidos de HIV, Sífilis. No local, recebem instruções de como amamentar, cuidado com os mamilos e importância dos primeiros testes após o nascimento do bebê. “Também tiramos várias dúvidas das gestantes”, acrescentou.
Outros temas abordados durante o encontro com as gestantes foi sobre a importância da atualização da carteira de vacinação, realização do parto normal ou cesariana e higiene com o bebê. “As mães de primeira viagem ou aquelas que já tiveram filho podem nos procurar para sanar qualquer dúvida que estaremos à disposição”, ressaltou.
As orientações também contaram com a parceria e presença de uma nutricionista e professora da Aems, em que abordou o tema sobre a importância da alimentação durante a gestação e das estagiárias do curso de enfermagem da Universidade Federal, que prestaram auxílio durante a palestra.
No final das orientações, as gestantes concorreram a um sorteio de brindes para o bebê que foi doado pelas próprias Agentes Comunitárias de Saúde e também participaram de um café da manhã oferecido pelos servidores da unidade.
Além disso, Indira lembrou que a unidade também realiza o pré-natal do parceiro. “Todos os testes que passamos para as gestantes também encaminhamos para o companheiro e é um trabalho muito interessante que começamos a desenvolver em nossa unidade”, finalizou.
Assessoria de Comunicação