Algumas das doenças que tem cada vez mais preocupado a vida dos brasileiros são a pressão alta e a diabetes. Pensando nisso, a equipe da EACS Vila Alegre realiza periodicamente orientações com os usuários do serviço da unidade e população em geral. Um desses encontros foi realizado na manhã desta quarta-feira (10), na sede de uma igreja, próxima à Avenida Ponta Porã.
A iniciativa foi promovida pela equipe da EACS Vila Alegre com apoio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdades AEMS e UFMS.
Segundo a coordenadora da unidade, Ivone Aparecida Rodrigues Ribeiro, a ação faz parte do Programa Hiperdia, que visa realizar orientações e acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes tipo 2 atendidos nas unidades públicas de saúde.
“É muito importante este trabalho, pois a nossa equipe faz o acolhimento dessas pessoas alertando sobre as doenças. Os nossos agentes comunitários de saúde também são fundamentais neste serviço, pois além de fazerem as abordagens, convidam os interessados a participarem das palestras e realizarem testes periódicos”, disse.
Já a coordenadora dos agentes comunitários de saúde, Indira de Souza Vilela, ressaltou que as reuniões tem o intuito de conscientizar a população sobre o controle da pressão alta e diabetes. “Para que isso não se torne uma complicação é importante que as pessoas cuidem da alimentação e pratiquem alguma atividade física”, explicou.
Para as orientações sobre a alimentação, foram convidadas as acadêmicas junto com a professora do curso de Nutrição, da AEMS. Para as informações sobre as atividades que poderiam ser praticada, as universitárias do curso de fisioterapia, também da AEMS, fizeram as recomendações.
Além disso, os participantes puderam realizar testes de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação do peso realizado pelas universitárias do curso de enfermagem da UFMS.
O encontro também contou com um café da manhã saudável, além de sorteio de brindes para quem compareceu no encontro.
Ivone lembrou que os encontros também são abertos a toda população não ficando somente restrito aos usuários cadastrados na unidade pública de saúde.
PROGRAMA HIPERDIA
Em Três Lagoas, uma das ações no combate e prevenção à hipertensão arterial é o Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Miranda o Programa Hiperdia realiza cadastramento e acompanhamento de pacientes cadastrados de hipertensão arterial e/ou diabetes tipo 2 que são atendidos nas unidades públicas de Saúde.
A partir deste cadastro realizam a monitoria dos pacientes cadastrados como também o controle da doença por meio de orientações e também atividades físicas. As informações colhidas, como por exemplo, exame dextro (exame de glicemia) e pressão arterial, são encaminhados ao Cartão Nacional da Saúde que gera uma identificação única do usuário do serviço do Sistema Único de Saúde – SUS.
Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram atendidos 161 pacientes com problemas de diabetes e pressão alta e 539 procedimentos realizados.
Assessoria de Comunicação