Produtores moradores dos assentamentos Pontal do Faia, 20 de Março e sitiantes participam do encontro
O Sistema Famasul MS, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está realizando nesta sexta-feira (31), o 21º Encontro do Leite em Campo Grande. A convite do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL), a diretoria de agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), representada pelo coordenador de gestão de políticas públicas Célio Lopes de Barros e pelo engenheiro agrônomo Manoel Latta, estará participando do evento.
Para este evento, o Sindicato Rural cedeu transporte para pequenos produtores da atividade leiteira, moradores de sítios e dos Assentamentos Pontal do Faia, 20 de Março e do Distrito de Arapuá.
Voltado especialmente para produtores de leite e criadores de bovinos, o encontro busca atualizar este público sobre técnicas de manejo, criação e reprodução, novas perspectivas para raças de corte e leiteira, assim como as exigências atuais de mercado.
Com palestras e debates, o cronograma da programação também capacita os profissionais da área técnica para prestar apoio ao produtor e criador, assim como auxiliar laticínios e cooperativas de derivados do leite.
Para o coordenador Célio, este evento chega em momento oportuno para a diretoria, assim como para esta classe trabalhadora.
“Em breve, o Laticínio de Arapuá começará suas atividades, e a região conta com alguns pequenos produtores que comercializam queijos, doces e outros derivados do leite. Com o conhecimento adquirido neste encontro, poderemos prestar maior apoio e esclarecer problemas que surgirem às cooperativas, aos pequenos produtores e fornecedores do leite”, ressalta Célio.
Dono de uma pequena propriedade rural na região de Arapuá, o senhor Joelcio Sebastião da Silva diz que as palestras lhe abriram uma nova visão de produtividade. “O que foi apresentado nesse encontro mostra que o mercado do leite ainda é uma das principais atividades do agronegócio, mas, nem sempre o produtor sabe como melhorar sua produção. Este aprendizado aqui vai nos ajudar muito, principalmente, em relação ao trato do gado e se quisermos investir mais na atividade”, concluiu o produtor.
SERVIÇO
Vale ressaltar que a Prefeitura de Três Lagoas incentiva a agricultura familiar e a geração de renda dos pequenos produtores rurais. Esse público tem o apoio de uma equipe técnica da diretoria do agronegócio que presta diversas orientações e serviços gratuitos como castração, mocha, manejo do solo, formação de piquetes, entre outros. O interessado pode agendar uma visita da equipe através do telefone: (67) 3929-9965.