A Prefeitura de Três Lagoas tem feito diversas ações de enfrentamento a COVID-19 com o intuito de continuar atendendo a população em suas mais diversas necessidades cotidianas.
Um exemplo disso é com relação à Educação na Rede Municipal de Ensino (REME), com a implantação do Ensino Remoto por meio das Atividades Pedagógicas Complementares à Aprendizagem (APCAs), iniciado dez dias após a suspensão das aulas em março de 2020 por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
DESAFIO
Segundo a Diretora Educacional e Pedagógica, Angela Brito, a experiência do ensino remoto tem sido um desafio para todos os envolvidos, a organização das atividades e o cuidado, desde sua elaboração até a forma de alcançar os estudantes, exige um grande esforço conjunto.
“Não tem sido uma tarefa fácil, mas todos os envolvidos nesse processo têm se empenhando para manter os vínculos dos estudantes com a unidade de ensino, premissa primeira do ensino remoto”, disse.
Angela explica que as unidades de ensino, por meio da equipe gestora, tem usado toda sua criatividade para que todos os estudantes, ou a sua maioria, tenham acesso às atividades.
“Utilizamos até carro de som nas ruas para chamar atenção da população sobre a importância das atividades pedagógicas para o estudante. Em outras unidades, equipes foram até as casas dos estudantes para entregarem as atividades, estamos nos reinventando para oferecer o melhor aos alunos”, reforçou a diretora.
Na outra ponta, as famílias se empenham para realizar e darem devolutivas das atividades que foram realizadas pelos estudantes com o apoio, imprescindível, dos professores e das famílias, por meio de e-mail, WhatsApp e também impressas que foram retiradas nas unidades de ensino pelos responsáveis e familiares.
DESTAQUE
A REME foi destaque na forma de monitorar o processo de atividades enviadas aos estudantes. O destaque ocorreu no Projeto dos Tribunais de Conta de todo o país, na revista intitulada “A Educação Não Pode Parar”, na página 22, como único município de MS com esse tipo de monitoramento.
“Não estamos acomodados, seguiremos com ações que possam garantir o vínculo dos estudantes com vistas a evitar evasão escolar, o que causaria um apagão na educação não só de Três Lagoas, como de todo o país”, disse.
A SEMEC, por meio de suas Unidades de Ensino, se preocupou em dar acesso às APCAs a todos os estudantes da REME. Para os que não dispunham de internet, as atividades foram impressas e disponibilizadas nas unidades às famílias. O WhatsApp foi uma das ferramentas que mais deram certo, demonstrando ser uma importante ferramenta de comunicação entre as famílias e a unidade de ensino.
MENSURAÇÃO DO RESULTADO
De acordo com Angela, os resultados obtidos até o momento são oriundos do monitoramento realizado pelas Unidades de Ensino e SEMEC, os números, de maneira geral, têm evoluído a cada etapa graças ao esforço coletivo já anteriormente mencionados.
A SEMEC prevê a realização de uma avalição diagnóstica no retorno das aulas presencias. Essa avaliação será um instrumento para nortear as ações que serão necessárias no período pós-pandemia, no sentido de diagnosticar a aprendizagem dos estudantes e também orientar as ações de reorganização Curricular e recuperação dos estudantes cuja avaliação apresentar deficiência na aprendizagem.
NOVO NORMAL
A SEMEC acredita, de acordo com Angela, que a Educação nunca mais será a mesma. “Viveremos o novo normal. Todos nós evoluímos com a pandemia, professores se viram desafiados a usarem os recursos tecnológicos, famílias passaram a acompanhar com maior proximidade as atividades dos filhos e até mesmo o formato das formações mudaram”.
Angela supõe que o retorno será gradativo e os desafios serão diários. “Mesmo com o fim da pandemia e do isolamento social teremos um período de ensino hibrido, com atividades presenciais alternadas com atividades remotas. Deverá acontecer um retorno gradativo e nesse sentido estaremos nos desafiando o tempo todo”, lembrou a diretora.