A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da coordenação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), promoveu evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, no SEST/SENAT (Serviço Social e Serviço Nacional de Aprendizagem dos Transportes), na manhã desta sexta-feira (7).
O referido evento, denominado “Mais Mulher”, contou com o apoio e participação da coordenação da unidade Taufic Tebet do SEST/SENAT de Três Lagoas e da Loja Maçônica São João.
O evento teve como finalidade desenvolver ações e atividades voltadas especificamente às mulheres, destacando as que vivenciam e passam por situações de violência e risco, notadamente, em seus lares.
Inserida na programação, as mulheres tiveram oportunidade de receber orientações e conhecimentos sobre “Os Aspectos da Lei Maria da Penha”, em palestra proferida pelo advogado Marcos Antônio Vieira, da assessoria jurídica do CRAM.
A referida palestra destacou o conhecimento e garantia de direitos, previstos em Lei, que protege a mulher em situação de violência, a conhecida “Lei Maria da Penha”.
Em sua palestra, o advogado ressaltou a importância das mulheres estarem atentas ao que ele denominou como “ciclo da violência”, vivido principalmente nos lares, em família.
Relatando exemplos práticos e vividos de uma experiência de 20 anos no exercício da advocacia e defesa dos direitos da família, Marcos Vieira enfatizou que, “a mulher passa por muitas e variadas situações de violência, e, na maioria das vezes, não fala disso e nem mesmo denuncia”.
No decorrer do evento, foram também desenvolvidas outras ações e atividades de descontração e lazer, com o objetivo de promover e elevar a autoestima da mulher, principalmente, daquelas que sofrem e vivem situações de violência e risco.
Na oportunidade, graças à parceria e apoio da Loja Maçônica São João, as mulheres participaram de sorteio de vários prêmios.
O evento contou com a participação de mulheres assistidas pelo CRAM e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros.
Entre as autoridades presentes, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mara Eulália Carrara da Silva; coordenadora do Centro de Referência Assistencial e Educacional (CRASE) Coração de Mãe, Nilce Figueiredo; representantes dos CRAS São João, Vila Piloto, Ruth Filgueiras e Interlagos; representante do 2º Batalhão da Polícia Militar; Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação); e representando o Ministério Público, o psicólogo Sidney Ferreira.
Assessoria de Comunicação