A Semana do Meio Ambiente, comemorada desde o dia 29 de maio foi encerrada nesta segunda-feira (5), com a doação de mil mudas de árvores frutíferas à população. A entrega foi realizada hoje por ser a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento foi realizado na Praça Santo Antônio e foi organizada pos funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e por membros do Grupo de Educação Ambiental (GEA Viva Verde) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pelos participantes do projeto municipal Agente Jovem.
O Secretário do Meio Ambiente Cristóvam Lages Canela disse que a procura pelas espécies foi boa durante toda a manhã. As mais procuradas foram romã e acerola, por serem árvores de pequeno porte, explicou Canela. Também foram entregues mudas de graviola, jabuticaba, pinha, caju, goiaba (vermelha e amarela) e tamarindo.
Explicações
Todas as plantas acompanhavam um folheto explicativo com informações de como replantá-las e sobre a importância de preservar o meio ambiente. A população também recebeu orientações dos voluntários do GEA e do projeto Agente Jovem.
Milene Volpato, aluna do 1º ano de Biologia na UFMS e integrante do GEA disse que os moradores ficaram surpresos com as doações. Alguns achavam que as mudas estavam ali para serem vendidas. Ela ressaltou que cuidar de plantas pode ser considerado uma terapia, além de cooperar com o meio ambiente.
Os moradores aprovaram a iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente. Gilberto Rodrigues, ferroviário ,levou duas mudas, de pinha e tamarindo para plantar em seu rancho. Atualmente o homem só deteriora o meio ambiente, explicou, A doação incentiva o plantio de novas árvores.
Assessoria de Comunicação