O Dia do Desafio em Três Lagoas foi comemorado pela manhã nesta quarta-feira (25) com passeata e diversas atividades na área central do Município. As atividades físicas iniciaram por volta das 7h em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Os funcionários públicos tiveram uma aula de ginástica laboral com o auxílio de especialista da área.
Por volta das 8h, vários integrantes de projetos sociais do município também realizaram uma concentração em frente a Igreja Matriz, dando início a uma passeata pela avenida Antônio Trajano dos Santos, com chegada na Praça Senador Ramez Tebet. Os participantes fazem parte dos programas sociais AABB Comunidade, Patrulha Florestinha, Crase (Coração de Mãe), Pelotão Mirim, Bombeiros do Amanhã, ProJovem, Salesianos e o grupo da Melhor Idade Tia Nega.
Após se reunirem na praça, as pessoas ouviram atentamente a importância da atividade física e, posteriormente, tiveram aulas de exercícios com alguns professores como o campeão de Kickboxing, Alex Ortiz. Nesse ano, a ação tem como objetivo mobilizar a população a realizar pelo menos 15 minutos de atividades físicas por dia.
A prefeita Márcia Moura (PMDB), diretores, secretários municipais e representantes de órgãos como Concex, CMDCA, Sest/Senat, Conselheiros Estaduais também participaram do evento.
Márcia Moura destacou a importância da atividade física diária, dizendo ainda que Três Lagoas é a pioneira do estado na realização do evento e que nesse ano a Cidade enfrentará Calabouço (Venezuela). No evento, a prefeita realizou diversas atividades físicas, ajudando até mesmo a puxar com uma corda um caminhão do Exército Brasileiro.
Segundo o técnico especializado do SESC, Everton Azambuja, o evento na Praça Senador Ramez Tebet deve reunir durante todo o dia mais de 1.500 pessoas. No local, as pessoas podem se divertir no touro inflável, parque infantil para crianças e ainda participar de atividades como a luta de braço. Aferições de pressão arterial também estão sendo realizadas no evento.
Segundo Everton, a estimativa de pessoas que estarão aderindo ao Dia do Desafio é de 35 mil participantes. O movimento inclui participantes do comércio, indústria e escolas municipais, estaduais e privadas, órgãos públicos e outros.
HISTÓRICO
No Estado de Mato Grosso do Sul, o município de Três Lagoas foi pioneiro na adesão ao Dia do Desafio. Em 2007, seu primeiro ano de participação, Três Lagoas não competiu com nenhum município, apenas participou das atividades.
Já em 2008 Três Lagoas competiu com a cidade de Huatabampo no México, alcançando o índice de 24,29% de participação da população, contra 2,48% da cidade mexicana.
Em 2009 o município teve como desafiante a cidade de Montemorelos, México. Nesse ano 37,84% dos três-lagoenses participaram do Dia do Desafio, contra 15,2% da cidade
mexicana.
No ano passado (2010), Três Lagoas enfrentou a cidade de Charuguara, na Venezuela. Com a participação de 32 mil pessoas, Três Lagoas mais uma vez venceu a competição.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO