A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, participa do Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe, neste sábado (20), o “Dia D” da Campanha, estabelecido pelo Ministério da Saúde, em todos os municípios do Brasil.
O “Dia D” da vacina começa às 8h e termina às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos dos Bairros), incluindo o posto de vacinação do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Além desses pontos fixos, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema móvel de vacina para facilitar o atendimento à população nos seguintes locais: Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro, das 5h30 às 11h30; Pronto Atendimento (PA), também conhecido como “Postão”, das 8h às 16h; Bar do Barbosa, no Jupiá, das 8h às 16h; e na Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, conhecida como “Escolinha do Jardim Oiti”, no mesmo horário, ou seja, das 8h às 16h.
GRUPO PRIORITÁRIO
Para a Campanha contra a Gripe, neste ano de 2013, o grupo prioritário de vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde, compreende as seguintes pessoas: crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves da Gripe Influenza.
RECEITA MÉDICA
O Ministério da Saúde, nesta Campanha de 2013, estendeu a vacina a todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas. No entanto, para garantia do próprio paciente, essas pessoas portadoras de morbidades crônicas deverão apresentar receita médica.
A receita pode ser prescrita por médico particular ou da rede pública, mas “é obrigatório levar essa receita, que deve ser providenciada com antecedência para evitar filas ou correr o risco de perder a oportunidade da vacina.
A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, para superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, é vacinar em torno de 16 mil pessoas, durante esta campanha.
Assessoria de Comunicação