Assessores do Departamento Municipal de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estiveram em Campo Grande na última sexta-feira (23) participando do lançamento do Programa Estadual “Viaja Mais Melhor Idade”, realizado na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – FUNDTUR.
O programa do Ministério do Turismo, lançado no período da manhã de sexta-feira, oferece vantagens e descontos exclusivos em roteiros turísticos para idosos a partir de 60 anos de idade (ou mais), aposentados e pensionistas.
O representante do Ministério do Turismo, Cristiano Araújo Borges explicou que além de proporcionar a este público (idosos) as oportunidades de viajar e usufruir dos benefícios da atividade turística, o programa fortalece o setor turístico interno.
Além disso, promove a inclusão social dos idosos dando-lhes oportunidades de viajar em condições favoráveis e movimentar o mercado nos períodos de baixa temporada, uma vez que este público normalmente não têm maiores problemas para usufruir de lazer e turismo neste período.
Cristiano ainda destacou todas as vantagens e passos para aqueles que se interessam em aderir ao programa.
A Presidente do Fórum da Costa Leste, turismóloga Thaís Arsioli, ressaltou a importância do evento e registrou que Departamento de Turismo está a disposição para qualquer empresário ou interessado em participar do Programa “Viaja Mais Melhor Idade”.
Os setores que podem aderir ao programa “Viaja Mais Melhor Idade”, são os da Hotelaria, Operadoras e Agências de Viagens. Outras informações estão acessíveis no site www.viajamais.gov.br.
ENCONTRO
Após o lançamento do programa, temas pertinentes ao turismo foram debatidos, como: a posse do Conselho Estadual de Turismo, ocasião em que o diretor de Turismo Municipal Otony Avila Ornellas será empossado como vice-presidente e ainda a posse da diretoria do Fórum estadual de Dirigentes e Secretários Municipais de Turismo, onde Otony também será empossado como secretário.
O grupo tentou acordar a melhor data junto da assessoria do governador André Puccinelli.
Outro assunto se deve a elaboração de um documento que deverá constar diretrizes e planos de ações para o Turismo de Mato Grosso do Sul. O documento deve inclusive ser entregue aos candidatos ao governo MS com intenção de fazer parte de sua proposta de governo.
Ficou ainda firmada, a continuidade do Programa de Classificação Turística dos Municípios onde, a última classificação, bem como a entrega da nova ficha técnica, será no dia da posse do Conselho e do Fórum que ainda terá uma data definida.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Luciano Dutra ressaltou que além desta, outras ações em relação ao turismo já estão em fase de elaboração pelo Departamento Municipal de Turismo “o que mostra a preocupação da prefeita Marcia Moura (PMDB) em desenvolver e fomentar o potencial deste seguimento em Três Lagoas” considera.
PRESENTES
Participaram do evento, representantes das Prefeituras de Mato Grosso do Sul como multiplicadoras do programa, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), operadoras e agências de turismo, Associações de idosos, Ministério do Turismo, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e imprensa.
Assessoria de Comunicação