O Departamento Municipal de Cultura, por meio do projeto Bocacine Cine Clube, realizou na noite desta quarta-feira (27), no Galpão da NOB, a "Mostra Curta Saci". O evento teve como objetivo exibir toda a diversidade do folclore brasileiro ao exibir produções dos mais diferentes gêneros e linguagens, mas que ganharam unidade ao tratar do mesmo tema: Saci, o duende brasileiro.
A mostra foi composta pela exibição de curtas metragens, sendo um desenho animado, um documentário onde o Saci vira o guia para atingir a alma do povo e um filme.
Após a exibição dos curtas, houve um debate sobre a importância do folclore para a identidade nacional e o público participante foi convidado a gravar em vídeo suas experiências com o saci. O material será utilizado para a produção de um documentário em homenagem aos 100 anos de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito.
Segundo o doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS e pesquisador de cultura popular e Imaginário, com foco principalmente no saci e na lenda dos tesouros enterrados no Paraguai e idealizador do projeto, Andriolli Costa, a mostra surgiu como uma forma de divulgação da cultura popular do Brasil.
“Com a ajuda de parceiros, como por exemplo, o Departamento de Cultura, começamos a levar a mostra para algumas cidades do Mato Grosso do Sul, mesmo antes de definir os curtas que a comporiam. Meu objetivo é leva-la para outros estados brasileiros”, disse Andriolli Costa.
A abertura do evento contou com a apresentação musical do Duo Caminheiro Zé.
Leciele Segantini/Assessoria de Comunicação