A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura, lançará o CD “Descendo o Sarrafo”, do grupo Choro Opus Trio, nesta sexta-feira (26) às 19h30, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), unidade I, campus Três Lagoas. O CD faz parte de um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal.
O título da obra “Descendo Sarrafo” é uma alusão ao apelido do compositor, Amintas José da Costa (Sarrafo) cujas obras foram apreendidas em 1969, época da ditadura militar no Brasil e que também batizou as músicas com referência a madeiras. Assim, surgiram: Tronco de Ipê; É Lenha; Casca de Pau; Madeira de Dar em Doido; Pó de Serra, entre outras.
Sarrafo tem uma importante herança musical, com choros compostos com influências melódicas e harmônicas dos choros tradicionais. Suas obras conseguem obter originalidade, mesmo sendo baseadas numa estrutura tradicional, devido à melodia bastante ornamentada.
Com arranjos elaborados para diversas formações instrumentais criados a partir das partituras originais, o CD tem a participação de convidados como o Quarteto Toccata, a flautista suíça e pesquisadora da música brasileira, Myrian Dickinson; do bandolinista português, Norberto Cruz; da Filarmônica Jovem do Pantanal, dos violonistas Plínio Fernandes e Carlos Alfeu, do violinista Newton Reis e do próprio compositor, que acompanhou a produção e participa do lançamento da obra.
O projeto propiciou um intercâmbio cultural, com a integração de Campo Grande, a cidade histórica de Itanhaém (SP), litoral sul do Estado de São Paulo, cidade na qual reside o compositor. “Esse encontro surgiu através dos laços de amizade com o maestro Martinelli, que já morou aqui [Itanhaém] e está sempre em contato conosco. O resultado é o resgate de todo esse material que poderia ter simplesmente se perdido na história”, considera Sarrafo.
Assessoria de Comunicação