O Departamento de Cultura do município de Três Lagoas é muito ativo e oferece grande diversidade para formação musical. Desde 2007, quando Marcia Moura era secretária de Educação e Cultura, a população mostra-se interessada em aprender.
De acordo com a coordenadora de Projetos Musicais do Departamento de Cultura, Cidinha Mariano, atualmente a Prefeitura oferece 20 cursos musicais. Entre eles, Flauta Doce com crianças a partir de 7 anos; Flauta Transversa; Saxofone; Trompete; Trombone; Tuba; Trompa; Clarineta; Cordas; Acordeon; Bateria/Percussão; Viola Caipira, todos estes iniciados a partir de 10 anos.
Também, Violão Erudito; Baixo Elétrico; Viloncelo para todos acima de 12 anos. Violino; Viola de Arco; para todos acima de 7 anos; Baixo Acústico; acima de 14 anos; Violão Popular, acima de 18 anos, Coral Infantil e Coral Doce Encanto (realizado em quatro Escolas Municipais) acima de 7 anos.
Com os cursos formam-se os grupos como Orquestra de Violeiros, Orquestra Sinfônica; Camerata de Três Lagoas; Quinteto de Três Lagoas; Trio Opus 3; Grupo de Violões, “Violão em Cena”; Grupo de flauta doce, “Flauta Mágica”; Grupo de Sopro, “Oficina do sopro”; Abracinho Cultural, realizado no Distrito de Arapuá e Ação Cultural e Convívio, que são apresentações realizadas na UNEI, Semi-Aberto masculino, Poço de Jacó e Lar da Paz Peniel.
Cidinha está à frente dos trabalhos há mais de 10 anos e fica feliz em ver o aumento de alunos a cada ano.
“No início a turma era em pouco mais de 150 pessoas, hoje temos 650 alunos divididos entre os cursos. Antes, o departamento atendia também projetos da assistência social como, ABB Comunidade, Florestinha”, destaca Cidinha.
INICIO
De 2007 até 2010 foram iniciados os cursos de Flauta Doce, Flauta Transversa, Saxofone, Tropete, Trombone, Tuba, Trompa, Clarineta, Violão Erudito, Viola Caipira, Violino, Viola de Arco e Violoncelo e Baixo Acústico. Em 2012, Viola Caipira, Bateria/Percussão e neste ano o curso de Violão Popular e Baixo Elétrico.
Com esta diversidade de cursos surgem eventos, como Festival de Inverno de Música Erudita Cidade das Águas, que terá sua terceira edição, e Serenata de Natal.
Durante o ano, a Orquestra Sinfônica realiza em média seis apresentações, e os outros cursos duas apresentações. “Nosso objetivo não é números, e sim a formação musical, tanto que o curso de Violão Popular iniciamos aos 18 anos, porque oportunizamos ao aluno menor de 18, estudar música erudita, que é essencial para quem gosta e pretende levar música a sério”, explica Cidinha.
Atualmente 22 profissionais do Departamento, entre professores e demais assistentes dedicam parte do seu tempo aos cursos e realizações de projetos.
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, no Paço Municipal Rosário Congro, e devido ao crescimento, Cidinha pontua que em breve necessitarão de um espaço maior para acolher os alunos.
Em 2013 o início das aulas dos cursos de música será dia 11 de março. Alguns dos cursos ainda estão com vagas abertas e os interessados podem inscrever-se até a próxima sexta-feira (8), comparecendo na antiga Prefeitura. Para mais informações, o telefone é o 3929-1133.
Assessoria de Comunicação