A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, comunica que foram definidos os primeiros polos de atendimento descentralizado de controle ao tabagismo.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, fisioterapeuta José Renato Maiolini Silveira, de início os atendimentos serão realizados no Posto de Saúde do bairro Vila Alegre, Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) dos bairros São Carlos e Vila Nova e, Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia.
“Os atendimentos serão ampliados gradativamente assim como a capacitação dos agentes comunitários de Saúde. De início também serão realizadas ações no comércio, escolas e indústrias”, explicou José Renato.
A definição dos primeiros polos descentralizados foi feita após reunião realizada no dia 22 de março com os coordenadores e coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Clínica da Mulher e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O Programa Municipal de Controle do tabagismo estava centralizado em dois pontos, mas será estendido gradativamente aos pacientes nas Unidades de Saúdes mais próximas de suas residências.
A secretária de Saúde Pública, Eliane Brilhante, reforçou a importância da descentralização dos atendimentos de controle ao tabagismo. “Esse tipo de atendimento irá facilitar o acesso às pessoas que querem parar de fumar”, destacou.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
– Posto de Saúde Vila Alegre
Terça-feira, das7h às 11h
– Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – São Carlos
Quarta-feira, das 7h às 11h
– Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – Vila Nova
Quinta-feira, das 7h às 11h
– Unidade Básica de Saúde (UBS) – Santa Luzia
Quinta-feira, das 13h às 17h
Assessoria de Comunicação