A Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-Ms), iniciou na manhã desta segunda-feira (11) o curso gratuito para mototaxistas.
A solenidade de abertura do curso contou com a presença da prefeita Marcia Moura (PMDB) e equipe do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), incluindo a diretora de Educação no Trânsito, Creuza Ramos Monteiro.
A capacitação acontece na Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, nos períodos matutino e vespertino, até quarta-feira (13).
O curso cumpre termos contidos na Resolução nº 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 04 de julho de 2010. Para instruir os mototaxistas, vieram instrutores do Setor de Cursos do Detran-Ms.
Marcia Moura pediu “um minuto de silêncio” em homenagem ao mototaxista Otacílio Pereira de Oliveira e Policial Militar da reserva (aposentado) que foi assassinado na última quarta-feira (6).
Na ocasião, Marcia falou de melhorias no trânsito e parabenizou o trabalho dos mototaxistas.
“Nossa população os louva em tê-los trabalhando com responsabilidade. Temos alguns desafios a cumprir e melhorias a fazer, que ajudarão no trabalho de vocês, como é o caso da retirada da linha do trem e consequentemente um novo projeto com mais ruas, que desafogará o trânsito proporcionando mais segurança”, destacou Marcia.
“Conforme dito ano passado pela prefeita, já tínhamos a intenção de realizar a capacitação em Três Lagoas neste ano e chegou o momento”, disse Creuza, dirigindo-se aos mototaxistas presentes durante a abertura.
LEGISLAÇÃO
De acordo com Cícero da Silva, assistente de Atividade no Trânsito, do Detran/MS, está entre os temas abordados: Legislação no Trânsito; Gestão de Risco sobre duas rodas; Ética e Cidadania; Saúde e Segurança e Procedimento para Transportes de passageiro.
“Faremos aulas e avaliações teóricas e práticas, pois é uma determinação do Contran”, informou Silva.
As aulas e avaliações práticas serão realizadas no espaço Arena Mix, “onde serão instalados devidamente os cones, com grau de dificuldade semelhante ao exame da primeira habilitação”, enfatizou Silva.
Segundo o assistente Silva, o mototaxista que não obtiver um bom desempenho durante o exame prático, o mesmo terá uma segunda chance. “É necessário considerar o nervosismo natural durante a prova, mesmo eles já tendo a prática, porém se na segunda oportunidade se o cursando não desempenhar bem o exame, ele precisará buscar uma entidade credenciada junto ao Detran-Ms para cursar as disciplinas até estar apto e cumprir com a legalidade”, pontuou.
Após o término, o participante recebe certificado e passa a constar na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que o mesmo exerce função remunerada de mototaxista.
MOTOFRETISTAS
Os motofretistas também são obrigados a fazer a capacitação e devem procurar a unidade do Sest/Senat (Seviço Social e Nacional de Aprendizagem do Transporte) e lá efetuar inscrição
A unidade do Sest/Senat está situada na Avenida Ponta Porã, nas proximidades das Faculdades AEMS.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO