O Departamento de Cultura de Três Lagoas, por meio do Núcleo de Música, ampliou o número de crianças (2 a 5 anos) atendidas pelo Projeto Bandinha Rítmica, existente na cidade desde 2007. Segundo a coordenadora de Projetos Musicais do Departamento de Cultura, Cidinha Mariano, até 2012 cerca de 500 crianças frequentavam as aulas, hoje esse número cresceu.
"Atualmente, são quase 700 crianças de 15 Centros de Educação Infantil que têm a oportunidade de participar de um dos mais importantes trabalhos realizados pelo Departamento com as crianças. Dentro do Projeto Bandinha Rítmica, são realizados os Projetos, Atos e Coral Doce Encanto, tudo isso por meio de uma parceria entre Cultura e Educação", explicou a coordenadora.
DESENVOLVIMENTO
A professora e musicista do Projeto, Rute Ardigó, afirma que para o melhor desenvolvimento dos trabalhos, no ano passado, todos os alunos receberam kits pedagógicos que contêm jogos educativos, livros e apostilas.
"Além desses kits, as crianças de 4 a 5 anos que participam da Bandinha Rítmica também trabalham com sucatas durante as oficinas, construindo instrumentos a partir desses materiais recicláveis. Elas aprendem canções folclóricas, canções de roda, além de músicas que não são tão divulgadas pela mídia, ampliando seu gosto e conhecimento musical", disse a professora.
PROJETOS
O Projeto Coral Doce Encanto trabalha a socialização dos alunos. Todos aprendem técnicas e fazem exercícios para impostação de voz, aprendem diversos repertórios incluindo músicas populares sul-mato-grossenses.
Já o Projeto Atos ganhou várias vertentes ao longo dos anos o coordenador do Núcleo de Dança, Giovani Piancelli.
“Hoje existe um desdobramento muito grande para este projeto, pois temos os grupos de dança Simbiose Street Dance, B-boys e Efeito Hip Hop inseridos. Neste último projeto, um professor de Campo Grande vem a Três Lagoas ministrar aulas de danças para alunos e professores da cidade, oferecendo capacitação para os bailarinos”, explica Piancelli.
Assessoria de Comunicação