Infelizmente, a Prefeitura de Três Lagoas registra mais um ato de vandalismo contra o patrimônio e o serviço público. Nesta segunda-feira (05 de junho), outra caçamba que faz parte da ação da Administração Municipal, “Mutirão da Limpeza” de combate ao mosquito Aedes aegypti foi incendiada.
Esse é o quinto registro de depredação, desta vez registrado no bairro Jupiá, na Rua A. Também já foram contabilizados casos nos bairros Jardim Atenas, São João, Guaporé/Jardim Esperança e Vila Zuque.
Moradores vizinhos do local registraram o fato por vídeo e enviaram para o setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela Campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA). Na gravação é possível ver que o fogo atinge fios e fica muito próximo de carros estacionados ao redor, causando medo e preocupação aos munícipes.
A ação causa prejuízo para todos, pois, a caçamba foi muito danificada pelo fogo e terá que ser substituída por outra. O que significa prejuízo para os cofres públicos e um ponto de descarte a menos e mais locais para a proliferação do mosquito, possibilitando o aumento de casos de dengue no Município.
Além de cometer crime ambiental e contra o patrimônio público, o infrator ainda está colocando em risco a saúde dos moradores do local, vida animal e de todo o meio ambiente.
DENUNCIE
A Prefeitura conta com a colaboração da população para coibir e identificar esses atos, caso alguém visualize um infrator ateando fogo em caçambas ou cometendo qualquer ato de vandalismo ou furto, deve imediatamente ligar para o 190 da Polícia Militar e comunicar o crime.
No caso de crime ambiental, é necessário ligar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e fazer a denúncia. Nestes casos, o denunciante precisa repassar informações sobre o autor, como nome, endereço ou onde pode ser encontrado, caso o conheça. O registro de fotos e vídeos no ato do flagrante é de extrema importância para que ele possa ser autuado e multado pelo crime praticado. O telefone é (67) 3929-1248/ (67) 99277-8539.