A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu Matinê de Carnaval, especificamente destinado às crianças e adolescentes, na tarde desta terça-feira (12).
Segundo estimam os organizadores, sob a responsabilidade do Departamento de Cultura, mais de duas mil pessoas, na sua maioria crianças e adolescentes, todas elas acompanhadas de seus respectivos pais ou responsáveis legais, se divertiram e pularam na matinê do Carnalegria 2013.
A diversão, que durou por quase três horas, em toda uma estrutura montada especialmente para o Carnalegria, contendo uma barraca de lona com capacidade para abrigar em torno de 10 mil pessoas, dois palcos e ainda um amplo camarote, foi animada ao som de duas Bandas.
Os foliões, na sua maioria com alegres fantasias e pinturas no corpo e no cabelo, em meio a serpentinas e muita espuma, puderam contar com a animação da BandArte, dos maestros Relíquias e Gilberto Santana, revezada pela banda da dupla Pedro e Geraldo. As duas bandas, contratadas pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, são de Três Lagoas.
Toda essa estrutura e animação contou com suporte de um contingente do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), incluindo a Base Móvel Patrulha e ambulâncias da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros (UR) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Além do trabalho atento e organizado da equipe da Unidas, empresa de segurança privada, os foliões da matinê do Carnalegria puderam contar com a presença e fiscalização de representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual (Comsex) e também de representantes do Ministério Público de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA
A começar pelo rigor e atenção, no controle de documentos e idade dos foliões, na portaria do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, incluindo até um detector de metais na revista pessoal, os comentários gerais eram de elogios “à responsabilidade e segurança” dos foliões.
No controle da portaria, só entravam na folia, crianças e adolescentes, com documentos pessoais e acompanhados dos pais ou responsável legal, também com documentos, comprovando os laços de parentesco ou de responsabilidade legal.
“É uma matinê da alegria e descontração, onde a garotada está se divertindo em família, sentindo responsabilidade e segurança, em ambiente sadio”, comentou um representante do CMDCA.
Ao contrário de outros Carnavais, “o que vemos hoje são crianças e adolescentes se divertindo junto com os pais, avós, tios, junto com alguém de sua respectiva família”, completou.
Para a assessora especial de Cultura e Artesanato, Vickie Vituri, “o Carnalegria, mais uma vez foi sucesso absoluto, de público, segurança, organização, alegria e descontração”, disse.
“Toda a estrutura do Carnalegria foi montada com o objetivo de oferecer à população de Três Lagoas bailes e matinês, onde as famílias se sentissem seguras, num ambiente de respeito, alegria e de descontração”, destacou Vickie.
“Desde o primeiro momento em que iniciamos os preparativos de montagem e organização do Carnalegria, com total apoio e recomendações da prefeita Marcia Moura (PMDB), essa foi nossa preocupação”, completou.
No rápido intervalo da alegria da folia da garotada, houve também premiações (troféus e brinquedos) das melhores fantasias (masculino e feminino) e do mais animado bloco.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/18534-matine-carnalegria.jpg