A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio da Diretoria Municipal de Trânsito e do Detran de Três Lagoas, realizou na manhã desta terça-feira (21) a solenidade de lançamento do Projeto Trânsito do Futuro no anfiteatro do Centro de Referência em Assistência Social e Educacional – Crase Coração de Mãe.
Conforme Caroline Feliciano, que é coordenadora de educação para o trânsito da SEINTRA, “precisamos tratar o trânsito não somente como uma questão de engenharia e/ou fiscalização, mas, sobretudo, como uma questão de educação”, explica.
Com base em propostas de Educação para o Trânsito, o projeto “Trânsito do Futuro” é aplicado aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Eufrosina Pinto”, com o intuito de inserir a temática “trânsito” de forma multidisciplinar nas atividades de sala de aula.
Já a gestora de educação para o Trânsito do Detran, Valéria Bertoncini, o projeto propicia estratégias para o desenvolvimento global do educando. “Auxiliando no processo de alfabetização, abrangendo condutas positivas e incentivando meios para a transformação de consciência por um trânsito mais seguro e, principalmente, sem vítimas”, diz.
No ato, o chefe do gabinete municipal, José Morais, representando o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, diz que é muito importante a educação no trânsito para crianças. “Elas cobram seus pais de serem condutores mais conscientes, além disso, elas serão os condutores do futuro e esse é o momento ideal para trabalhar esse assunto e assim serem condutores melhores quando crescerem”, explica.
O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Dirceu Deguti, destaca que hoje o trânsito é mais violento por conta da falta de atenção e consciência dos motoristas. “Boa parte dos acidentes urbanos é por conta da falta de atenção dos motoristas, seja pela falta de atenção às sinalizações viárias, seja pelo uso, por exemplo, de celular enquanto está dirigindo ou pelo excesso de velocidade”, finaliza.
Após a fala das autoridades, as crianças participantes do Projeto apresentaram uma estória intitulada de “O trânsito no mundo”, receberam certificado por aproveitamento e puderam ver, pela primeira vez, um vídeo, editado pela Diretoria Municipal de Cultura, tratando sobre a criança no trânsito o qual participaram durante visita a Cidade Mirim de Educação para o Trânsito.
Diretoria de Comunicação