Durante o mês de julho, o Centro de Referência de Assistência Social CRAS Interlagos promoveu diversas ações e atividades alusivas ao 8º aniversário de sua implantação.
Com o objetivo de proporcionar a reflexão dos usuários atendidos pelo CRAS quanto à importância da família no exercício da cidadania, foram realizadas palestras, dinâmicas, exposição de trabalhos e mobilizações com as famílias de todos os segmentos atendidos (beneficiários do Programa Bolsa Família, BPC, CadÚnico, grupos de famílias, programas sociais e famílias dos projetos sociais).
Para concluir as atividades da campanha A importância da Família no Exercício da Cidadania foram promovidas a Quinta Itinerante (no Pontal do Faia) com a equipe itinerante e a II Mobilização do Paranapungá. A participação das famílias foi positiva, ultrapassando as expectativas, concluiu a coordenadora do CRAS Interlagos, Mel Nunes.
A campanha contou com a palestra A importância da família no exercício da cidadania, ministrada pelos psicólogos Mônica Aparecida Costa, Mariza Paro Rodrigues de Souza e Marcio Diniz da Sila Tavares, além das técnicas Luciana Maria Ciriaco (SENAI) e Aurea Rafaela Dias de Figueiredo (SENAC).
Ao longo das ações foram divulgados os trabalhos manuais realizados pelos beneficiários do Bolsa Família através da Oficina Espaço da Família no CRAS, realizando também pré-inscrições.
QUINTA ITINERANTE
A Quinta Itinerante é uma iniciativa que teve como objetivo visitar locais distantes da comunidade, pertencentes ao CRAS Interlagos, à procura de famílias que estejam dentro das condicionalidades para receber os atendimentos feitos pelo CRAS, explicou Mel.
Participaram da Quinta Itinerante 65 pessoas. Na ocasião também foram realizadas uma palestra e um bazar social.
II MOBILIZAÇÃO DO PARANAPUNGÁ
A II Mobilização do Paranapungá reuniu aproximadamente 100 pessoas. A ação contou com a parceria do SENAI, SENAC e SESC, que disponibilizou a parte recreativa para as crianças e, na divulgação dos cursos oferecidos gratuitamente aos usuários, o Programa Bolsa Família pelo PRONATEC. Essa parceria foi fundamental para reforçar o trabalho que fazemos com as famílias para que as mesmas saiam do emprego informal e entrem no emprego formal para garantia de direitos. Com a realização desses cursos as oportunidades das famílias aumentam, concluiu Mel.
A Coordenadora Municipal do Bolsa Família, Gabriele Zani, ressaltou às famílias que participaram da mobilização do Paranapungá que pelo beneficio do Bolsa Família não ser permanente, é importante que elas se capacitem e realizem os cursos do PRONATEC oferecidos pelo SENAI e SENAC.
Os alunos do Curso de Sobrancelhas estiveram realizando estágio no local.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO