A iniciativa é uma parceria firmada entre Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) de Três Lagoas, SENAC/MS, SEBRAE/MS com apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
Esta é mais uma das ações definidas para o ano de 2007 pela ABRASEL deste município, que utiliza da ferramenta de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), desenvolvida com o apoio da equipe técnica do SEBRAE/MS.
Segundo Michelle Almeida Andrade, gestora do Projeto de Alimentos Três Lagoas O objetivo de realizar este treinamento, de acordo com as metas estabelecidas pelo grupo, é o de elevar a qualificação dos serviços prestados pelos bares e restaurantes de Três Lagoas/MS.
O curso prevê o desenvolvimento de competências para atendimento ao cliente interno e externo, normas de higienização e sanitização, assim como a produção de pratos e cardápios variados, que concentra a maior carga horária das 100 horas aulas.
Além de ensinar o conhecimento de mercadorias, corte de alimentos e métodos de cocção, o projeto prevê o desenvolvimento de pratos da cozinha regional brasileira, cozinha européia, saladas, panificação, molhos, sopas, purês, entradas, guarnições e carnes.
Para oferecer um curso que atenda às necessidades de Três Lagoas, os proprietários dos restaurantes participantes do curso serão consultados para levantar as expectativas com relação aos pratos desenvolvidos, a fim de que alinhar o plano de trabalho da docente, o conteúdo do curso, e as necessidades dos restaurantes.
Para a execução das aulas práticas, foi necessário contar com o apoio de dois associados da ABRASEL para cedência do espaço físico: Restaurante do Hotel OT e Papillon Buffet.
A prefeitura de Três Lagoas faz o transporte dos alunos até o recinto da LEILOTRÊS, a fim de viabilizar a participação de todos no intervalo das suas atividades profissionais nos estabelecimentos.
Além do material didático escolhido pela equipe técnica do SENAC/MS, o Senac oferece uniforme para as aulas práticas a doma.
Segundo a gerente de Três Lagoas, Sibele Garcia e Silva realizar este curso, além de cumprir a nossa missão institucional de educar para o trabalho, vem ao encontro dos nossos valores institucionais. Iniciamos nossas ações na área de Turismo e Hospitalidade, mas necessitamos contar com a parceria de outras instituições e empresas para realizar novos cursos para atender a clientela deste município. Nosso compromisso é com a qualidade, e para isso estamos investindo de forma a assegurar aos participantes o que há de melhor.
O corpo docente executor do curso conta com excelentes profissionais. A professora Paula Fontes, que já ministrou cursos para estabelecimentos da área de turismo, tem formação de bacharelado no SHMS (Swiss Hotel Management School) em Caux/Montreux na Suíça e experiência prática na área de vendas, o que lhe confere atuação consistente para desenvolver os conhecimentos de ética, comunicação e atendimento ao cliente para profissionais da área de turismo e hospitalidade.
Já a professora Mariana de Souza Prata Tibery Pietraroia é formada em Gastronomia pela faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo/SP e retornou recentemente da Itália, onde participou do curso Máster de Cozinha Italiana ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), além da experiência prática em restaurantes como La Vecchia Cucina e Figueira Rubaiyat.
A turma conta com 26 participantes, que pertencem às empresas Pappilon e Requinte Buffet, Restaurante Camargo, Restaurante do Hotel OT, Pizzaria da Mamma, Pousada do Tucunaré, Restaurante 315, Restaurante Tomato do Hotel Três Lagoas, Restaurante e Pizzaria Papa Sol Mamma Lua, Restaurante do Hotel Vila Romana, Casa de Sucos Nossa Senhora Aparecida, Restaurante Primavera I, II e III, Restaurante Yakiniku.
Os clientes destes restaurantes serão contemplados com profissionais especializados e que após a conclusão do curso podem desenvolver novos pratos e cardápios, seguindo também as normas de saúde para se produzir alimentos seguros e de qualidade.
Essa é mais uma ação para capacitar mão de obra em Três Lagoas, visando a demanda por serviços de alimentação e bebidas que teremos com a vinda dos grandes grupos. É momento de nossa população ficar atenta às oportunidades de emprego e renda e onde houver demanda apontada pelos empresários ou trabalhadores do setor turístico, a Administração Municipal estará presente.
Assessoria de Comunicação