A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas realizou dia de capacitação de “Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, na quarta-feira (12), nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional –CRASE “Coração de Mãe”. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Silvana Dinalli Sozzo, lotada na SMAS.
As 16 cozinheiras que participaram do dia de capacitação, trabalham nos seguintes SCFVs, mantidos pela SMAS: Banda Cristo Redentor, Bombeiros do Amanhã, CRASE “Coração de Mãe”, Patrulha Florestinha e Idosos “Tia Nega” e na Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias – Acolhimento POP e Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
A capacitação, como explicou a nutricionista Silvana, lotada na SMAS, teve como objetivo qualificar as profissionais quanto aos procedimentos de “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para o Serviço de Alimentação”, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos até a sua distribuição para a população atendida.
Na mesma oportunidade, as profissionais da cozinha foram orientadas sobre condutas adequadas na higienização do ambiente (instalações), equipamentos e utensílios e sobre a importância da prevenção e controle das pragas urbanas e vetores.
CONTEÚDOS
Entre os demais conteúdos da capacitação foram destacados: o treino quanto aos cuidados que devem ter no manejo dos resíduos; higiene dos manipuladores e higienização das mãos; modo adequado do recebimento de mercadorias, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos.
Como ressaltou a nutricionista, esta capacitação também segue os procedimentos adotados nas “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, pois caso não aconteça, se torna um risco devido à falta de qualidade dos produtos alimentícios até a sua distribuição para o consumo, podendo ocasionar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), prejudiciais à saúde da população atendida.