Os encontros têm o objetivo de aprimorar o conhecimento das merendeiras e garantir alimentação de qualidade nas escolas e creches
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está promovendo nesta semana a capacitação das cozinheiras que preparam a merenda nas unidades educacionais do Município. O encontro acontece no Núcleo de Tecnologia e Ensino (NTE) da Secretaria Estadual de Educação e, é o primeiro de 2019. Aproximadamente 90 merendeiras lotadas na Rede Municipal de Ensino (REME) estão sendo preparadas para a volta às aulas.
Duas vezes por ano, a SEMEC promove essas capacitações, com intuito de aprimorar o trabalho das profissionais com a manipulação de alimentos, higiene, segurança no trabalho, alimentação saudável e especial para alunos alérgicos e intolerantes, além do fortalecimento do serviço em equipe.
A responsável técnica pelo Núcleo de Alimentação Escolar, Larissa Beatriz Bueno Melo de Carvalho, acompanha a capacitação ministrada pelas nutricionistas da SEMEC. “Estes encontros reforçam e valorizam as atribuições das cozinheiras, transmitem conhecimento e agregam valores ao que servimos às nossas crianças”, disse.
A nutricionista Adriany Aguilera Mariano pontua que toda política aplicada no trabalho com a merenda escolar está em conformidade às exigências do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do aprendizado em conjunto.
Trabalhando há três anos na Escola Municipal “Maria Eulália Vieira”, a cozinheira Silvia Brito Machado elogia a realização das capacitações. “A cada evento, nós aprendemos mais e isto reforça o nosso trabalho. A atenção que a Secretaria tem nos dado nos motiva a termos um bom desempenho e amor pelo que fazemos. Toda esta diferença pode ser vista e provada na merenda que servimos”, relatou Silvia.
Na ocasião, a secretária interina da SEMEC, Heliety Alves Antiqueira fez a abertura do encontro, desejou boas vindas às profissionais e esclareceu que a secretária vai manter o compromisso de servir uma merenda de qualidade e valorizar o trabalho das cozinheiras.