A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, seguindo as mesmas recomendações de procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde sobre o Corona Vírus (Covid-19) e divulgados nesta sexta-feira (13), recomenda aos viajantes internacionais que retornaram ou estão retornando à Cidade, que fiquem em isolamento domiciliar, ao menos, por sete dias, a contar da data de chegada.
Este procedimento se aplica a todos os viajantes que tenham ou não tenham percebido ainda os principais sintomas do Covid-19, ou seja, infecção das vias respiratórias, febre, tosse ou falta de ar.
Segundo orienta o Ministério da Saúde, os viajantes internacionais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa se, durante o isolamento domiciliar tiverem, principalmente, dispneia (falta de ar).
Se a pessoa que retornou de viagem precisar de orientações de como proceder, relacionado à sua saúde ou de membros de sua família pode ligar para o número 136 (antigo Disque Saúde), usando telefone público ou celular. Este é um serviço do Ministério de Saúde que atende 24 horas.
Segundo alertou o Ministério da Saúde, estas medidas se tornam necessárias para prevenir o rápido aumento do número de casos de Corona Vírus.
“O objetivo não é impedir, é reduzir velocidade de transmissão para que o sistema de saúde consiga se manter ativo”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.
No mesmo comunicado, o secretário de Vigilância em Saúde também orientou as pessoas NÃO precisam procurar a Unidade de Saúde se tiverem apenas com tosse; se tiverem apenas com coriza; mal-estar ou sensação de cansaço; ou até se tiverem apenas febre.