Alunos do Projeto Arte no Bairro, desenvolvido pela artista plástica Nilva Barroso, com patrocínio da Fibria, parceria com a Casa de Cultura e apoio do Departamento Municipal de Cultura, expõem seus trabalhos até a próxima segunda-feira, dia 14 de julho, no saguão da antiga Prefeitura, das 7h às 13h.
Com o tema Copa do Mundo, os alunos confeccionaram suas telas em placas de celulose. De acordo com a coordenadora do projeto, Nilva Barroso, a mostra contará com mais de 30 trabalhos. “O artista não cria uma obra de arte para ficar guardada, ela precisa ser apreciada e compartilhada com a comunidade. Para esses jovens é muito importante poder mostrar um pouco do que eles têm aprendido no curso e compartilhar a visão da paixão nacional, que é o futebol”, contou Nilva.
Os trabalhos são inspirados nos estilos de artistas consagrados como Ivan Cruz, Romero Britto e Adélio Sarro. “Escolhemos estes artistas pela presença das cores e a alegria retratada nas telas, pois o futebol é exatamente isso”, explicou a coordenadora.
As telas variam desde a Bandeira Nacional até onde a imaginação dos aspirantes a artistas levar. “Quando o tema foi proposto, cada um pensou no seu esboço sem influência dos monitores e eles retrataram o mascote da Copa, jogadores, a torcida e é claro, a almejada taça”, completou Nilva.
Para Vickie Vituri, diretora do Departamento Municipal de Cultura “é uma coincidência feliz recebermos aqui no nosso espaço esses trabalhos tão lindos, justamente na última semana de jogos da Copa do Mundo, retratando não somente a paixão pelo Brasil e o futebol, mas também o amor pela arte”, destacou Vickie.
RECONHECIMENTO E DEDICAÇÃO
Durante essa semana o público poderá conferir os trabalhos dos alunos: Alan Ribeiro Deguti Vieira, Aline Messias da Silva, Ana Clara Gomes Porto,Ana Vitória Ferreira de Oliveira, Analú Dias dos Santos, Antoniel Pedrosa de Alencar Junior, Ester Ferreira de Oliveira, Felipe de Souza Novais, Glauber Ferreira Soares, Heloisa Iolanda Paschoalim, Keisy Eduardo Argerino Araújo, Raynara Nígian Mendes Prudente, Rute Dias de Souza, Samuel Vitor Gomes, Wesley Vinícius, Anna Gabriela Rozante da Silva, Atos Gabriel Argerino Araújo, Giovana de Souza Sales, Heloisa Stefani Gomes, Ingrid de Souza Novais, Isabela de Almeida Vargas, Júlio Cesar de Oliveira Magalhães, Kamila Paschoalim Zorzi,Lidiane de Oliveira Argerino, Maria Eduarda Reis de Oliveira, Priscila Souza Neide Prudente, Rafael Carvalho dos Santos, Ryan Nunes Bezerra, Thaís Micheli Rodrigues Silva Santos, Vitória Karolyne Baldo da Silva, Wallace.
PROJETO
Com o objetivo de fomentar a arte e a construção da cidadania por meio da pintura a óleo em placas de celulose, elevando a autoestima e diminuindo a ociosidade, a iniciativa está em seu quarto ano e já atendeu mais de 300 jovens que criaram, em média, 1,5 mil telas.
SOBRE A ARTISTA
A artista Nilva Barroso nasceu em Martinópolis (SP) e atualmente reside em Três Lagoas. Em suas obras destaca a interpretação do cotidiano e o uso da matéria prima celulose como formas de expressão artística.
A natureza e a gente do Brasil são seus temas mais presentes pintados e compreendidos através da intuição e da memória afetiva alcançando assim uma cultura artística por meio de traços e telas. O talento da artista se mostrou desde os tempos de colégio. Em 2001 iniciou seu trabalho em um ateliê ministrando aulas para crianças, jovens e adultos, desenvolvendo projetos sociais e resgatando a cultura de um povo através da arte. Também participou de diversas exposições, individuais e coletivas no País.
Com informações da Fibria.
Assessoria de Comunicação