‘A Administração Municipal de Três Lagoas entregará os 52 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na primeira quinzena de fevereiro. Para os contribuintes que pagarem o imposto à vista o desconto será de 15%. De acordo com o secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Arantes, há também a possibilidade de parcelar o IPTU em até dez vezes.
Mas em uma economia estabilizada como a nossa, vale a pena o pagamento com desconto, destacou Walmir Arantes.
O secretário disse também que, em Três Lagoas, o aumento médio do IPTU ficou em torno de 16 % e, que nenhum contribuinte terá aumento superior a 50% de um exercício para o outro.
O planejamento foi para que no decorrer de cinco anos se aplique o valor venal real, com isso criou-se o gatilho para que nenhum contribuinte tenha o reajuste do IPTU superior a 50%, esclareceu o secretário.
Ele explicou que a planta genérica do município de Três Lagoas foi aprovada em 2007 com a realização de pesquisa de mercado, obtendo o preço médio dos imóveis edificados e de terrenos baldios. O valor foi atualizado e lançado no cadastro da prefeitura, e na emissão do IPTU de 2008 foi concedido o desconto de 50% do valor para se obter a base de cálculo. Em 2009 foram retirados 10% do desconto
em 2010 mais 10%