Nos próximos dias, os profissionais de saúde lotados na Unidade de Pronto Atendimento – Upa 24h – terão um local adequado para descanso. Começaram a ser instalados os contêineres na Unidade, classificados para os grupos de servidores. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alugou o material para compor as melhorias realizadas no local.
Conforme a coordenadora da Upa 24h, Juliana Rodrigues Salim, são 7 contêineres que terão banheiro, camas e ar-condicionado. “Estes espaços serão separados de acordo com o setor que o profissional atua, sendo as Unidades Trauma, Clínico e Síndromes Respiratórias, que inclui a COVID-19. Com isso, diminuímos o risco de um provável contágio dos profissionais que estão em contato com o público suspeito de Coronavírus com os demais”, explicou.
A previsão de estarem prontos, segundo Juliana, é na próxima semana. Atualmente, a área de descanso dos enfermeiros, técnicos, médicos e outros profissionais da saúde é utilizada por todos e dentro da Upa. “Precisamos preservar a saúde dos nossos profissionais, uma vez que eles estão na linha de frente de tantas contaminações. Além disso, o descanso adequado é merecido”, reforçou.
A carga horária dos funcionários do atendimento clínico é de 12 horas. Os que trabalham na Unidade de Gripe é 6 horas, ficando de sobreaviso para outras demandas.
Devido ao toque de recolher e medidas de isolamento por causa da COVID-19, houve uma grande redução no fluxo de atendimento, sendo atualmente uma expectativa de 150 a 200 atendimentos por dia. Além dessa instalação, já estão programadas a reforma e ampliação da Upa-24h, que tem previsão para iniciar ainda neste semestre.