Atendendo ao chamado do Ministério da Saúde, os integrantes do Conselho de Saúde do município se reuniram nessa quinta-feira (22), no Bloco 02 da Secretaria de Saúde, para divulgação e aprovação do projeto referente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem PNAISH. O conselho é composto por usuários e representantes de prestadores dos serviços de saúde.
O projeto apresentado para desenvolvimento em Três Lagoas foi criado pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família ESF no bairro Santa Rita, Sônia Satico Morita, juntamente com técnicos da Secretaria de Saúde e trata de uma política de construção para atentar a população masculina sobre o cuidado primordial à saúde.
De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Angélica Troncoso Manteiga, o objetivo geral do projeto é ampliar o acesso da população masculina de 20 a 59 anos nas equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde USB de Três Lagoas.
A diretora informou que durante o Moto Show, que acontecerá entre 13 e 15 de agosto, será implantado oficialmente o Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Aproveitaremos a oportunidade do evento por reunir um grande número da população masculina, e então implantaremos oficialmente o programa em Três Lagoas, através de divulgações e sensibilização sobre a importância do cuidar-se, enfatizou Angélica.
Programa
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem PNAISH foi instituída por meio da Portaria GM nº. 1944, de 27 de agosto de 2009. É um programa de abrangência nacional e está em consonância com as demais Políticas do Ministério.
Com informações do portal do Ministério da Saúde
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO