No dia 24 de maio será realizada a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Três Lagoas, nas dependências do Souvenier Buffet, no Centro a partir das 7h. O tema a ser abordado será “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, e terá como lema, a “Implementação dos planos diretores, fortalecimento do desenvolvimento urbano e regional”.
O tema a ser discutido divide-se em quatro eixos, sendo, Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU; Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção de Função Social da Propriedade.
A comissão preparatória, composta de representantes de diversos setores do Município, aprovou o regimento, “ou seja, os procedimentos para a realização da Conferência Municipal”, diz o diretor do Departamento de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, Otony Ávila Ornellas. O Decreto de nº 120 que comprova a aprovação bem como o regimento para a realização da conferência citada, foi publicada no dia 05 de abril no Diário Oficial do Município.
De acordo com Ornellas “a Comissão Preparatória é responsável por organizar os procedimentos da Conferência Municipal, sua formação e atos seguem metodologias da Comissão Preparatória Estadual, que lidera os municípios para a realização desta conferência”, explica Ornellas.
O objetivo da Conferência é propor interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três entes federados com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à política Municipal, Estadual e Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A Conferência em cada município reúne todas as informações que visam assegurar qualidade de vida e sustentabilidade à população. Consequentemente as informações são levadas até a Conferência Estadual das Cidades, que segue para a 5ª edição. Desta forma, todos os pontos discutidos possam chegar à Conferência Nacional das Cidades com o objetivo de adotar estruturas normativas e representativas com a participação da sociedade.
“Queremos ouvir a população em termos de propostas para que todos tenham uma cidade melhor. Na ocasião teremos palestra, formação de grupos de trabalho para apresentação das propostas e no último momento o plenário, com escolhas dos delegados que fecharão todas as sugestões que deverão seguir depois para a Conferência Estadual”, diz o diretor.
Segundo ele, a comissão tem a intenção de realizar um fórum “antes da Conferência para afinarmos algumas propostas que poderão ser apresentadas”, declara Ornellas.
Assessoria de Comunicação