Nesta segunda-feira (27), o município de Três Lagoas recebe o musicista português Norberto Cruz para um Concerto de Bandolim, às 20h, no anfiteatro do Colégio Salesiano Dom Bosco com entrada franca.
Para a diretora de Cultura Vickie Vituri, eventos como esse consolidam o excelente momento vivido pela cultura três-lagoense. É um orgulho receber um musicista desse nível, uma vez que essas apresentações são realizadas em cidades em que os movimentos culturais já estão consolidados, destacou.
Na ocasião, a Orquestra Sinfônica de Três Lagoas também fará uma apresentação.
NORBERTO CRUZ
Nasceu em Caracas (Venezuela) no ano de 1979 de origem portuguesa, iniciou o estudo do bandolim ainda criança com o avô Jorge Gonçalves. Exibe-se pela primeira vez aos nove anos para RTP (Rádio Televisão Portuguesa).
Em Portugal colaborou, na qualidade de solista com a Orquestra Clássica da Madeira sob a regência do maestro Roberto Alejandro Perez executando LEstate de A.Vivaldi, ganhando sucesso da parte do público e expondo todo o potencial do bandolim como instrumento concertista de maior nível, como também, colaborou com outras formações de câmara com propostas de repertórios do período barroco, clássico e romântico e projetos com nomes da world music madeirense para os quais registou vários cds divulgados em televisão e rádio.
Em 1999, com 19 anos, considerado um dos mais promissores virtuosos portugueses do bandolim clássico, ganha uma bolsa de estudos da RAM para estudar em Itália.
Concertista afirmado no panorama do bandolim, apresentou se como solista por toda Itália e no estrangeiro como Áustria, Espanha, Bulgária, Estónia com orquestras e formações de câmara como I Solisti Aquilani, Orquestra de Câmara Benedetto Marcello e a Camerata Itálica, a Orquestra Sinfónica de Sofia (Bulgária) , Roma Sinfonietta, Sinfónica Abruzzese, Orquestra Regional de Roma e Lazio entre outras.
Apesenta-se regularmente para importantes entidades sinfônicas como o Teatro Alla Scala, Teatro La Fenice de Veneza, Teatro Massimo de Palermo debaixo da guia de grandes maestros como Riccardo Muti e Mstislav Rostropovich.
Como solista colaborou com diferentes compositores italianos, seja em exibições como para gravações de música para filmes como, Luciano Bellini (Leggende del Mediterrâneo) e Carlo Crivelli (La doppia Luna di Shakespeare, Salvo DAcquisto), entre outros e participou em vários programas televisivos .
Fundou juntamente com Emanuele Buzi e Valdimiro Buzi o Quintetto a plettro Giuseppe Anedda, hoje o Quinteto, no gênero, é um dos mais reconhecidos no panorama do bandolim clássico na Europa e Ásia.
Acaba a Licenciatura de Bandolim em 2006, com máxima nota e Menção Honrosa, no conservatório Alfredo Casella de lAquila onde estudou com uma das mais importantes bandolinístas do mundo, Dorina Frati.
De 2008 a 2010 foi diretor artístico e maestro da Associação de Bandolins da Madeira (ABM), onde promove e dirige três estágios de orquestra de palheta, com mais de 70 músicos participantes. Três concertos finalizam os estágios, com um repertório original para bandolim, transcrições de compositores barrocos, clássicos e modernos, e novas composições para estes instrumentos com grande sucesso do ponto de vista didático-musical, mas especialmente artístico.
Em 2009, através da DRAC e Almasud, apresenta como compositor e autor a obra épica NGC-Novo Mundo comissionada para o Festival Raízes do Atlântico.
Desde 2009 é docente de bandolim no GCEA (DRE) Madeira Portugal.
A convite do maestro Enio Morricone, em 2010 apresenta-se com Quintetto Anedda, no auditório Enio Morricone com repertório original do maestro.
2011: Lançamento do DVD Live in Rome – Quintetto a Plettro Giuseppe Anedda concerto ao vivo gravado na esplêndida sala do Oratório del Gonfalone em Roma Itália.
Maio 2011: Concerto de apresentação em Portugal do novo DVD Live in Rome no Auditório Sunrise Funchal (Madeira).
2011/2012 Turnê Internacional de comemoração do Centenário de Giuseppe Anedda.
Em 2012, o Quintetto Anedda recebe da Presidência da Republica, medalha de honra da Cultura nas comemorações do centenário de Giuseppe Anedda, por continuar o trabalho de elevar o Bandolim no parâmetro Musical.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO