A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS – AD), está divulgando a 5ª edição do “Curso Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Educação à Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Este curso é uma importante ferramenta de disseminação de informações qualificadas sobre a temática drogas e, conforme previsto no “Programa Crack é Possível Vencer”, possibilitará aos conselheiros e líderes a articulação de uma rede local preparada para abordagem das questões relacionadas ao uso de crack e outras drogas nos municípios brasileiros.
São oferecidas 40 mil vagas para todo o Brasil, vagas para conselheiros municipais e líderes comunitários, que buscam fortalecer a atuação em rede para a prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas lícitas e ilícitas.
O curso será na modalidade de Ensino à Distância – EaD, e terá carga horária de 120 horas/aulas, com atividades desenvolvidas ao longo de 12 semanas, por um período de três meses.
“É importante que a população de Três Lagoas participe deste treinamento, para conseguirmos uma prevenção quanto ao uso de drogas. Além do que, com um diagnóstico precoce, o tratamento é muito mais fácil e rápido”, destacou o coordenador do CAPS-AD em Três Lagoas, Afrânio Azambuja.
Totalmente gratuito, a qualificação oferece certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a todos os alunos que concluírem com êxito as atividades propostas ao longo das aulas.
PUBLICO ALVO
O público-alvo desta 5ª edição será composto por Conselheiros atuantes nos diversos Conselhos sobre Drogas, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Escolares, Juventude, Idoso e Trabalho, Conselho de Segurança Comunitária bem como, Líderes Comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.
O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas sobre: classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. Esta edição contará com um conteúdo inédito sobre Diretos Humanos.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com a SEaD/UFSC por meio do e-mail conselheiros5@sead.ufsc.br.
Assessoria de Comunicação