É uma reunião de coordenadores dos vários setores de Vigilância em Saúde e Saneamento e representante da Atenção Básica de Saúde
Periodicamente e sempre no dia que antecede à reunião mensal agendada do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela Urbana de Três Lagoas, os coordenadores dos vários Setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento e representante da Atenção Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reúnem para discussão de propostas de ações e avaliação de resultados no enfrentamento à dengue e outras doenças.
Este é o denominado Comitê Técnico de Enfrentamento à Dengue, que se reuniu na manhã desta quinta-feira (25), no Setor de Endemias e Controle de Vetores, com a presença da diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, bióloga Geórgia Medeiros de Castro Andrade.
Na reunião, dirigida pelo presidente do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Mosquito e também coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, foram apresentadas propostas de trabalho e avaliação dos resultados das principais ações de cada setor de Vigilância em Saúde e Saneamento.
“Tivemos resultados positivos na redução do número de notificações de casos suspeitos de dengue, nas últimas semanas de outubro. Por outro lado, estamos cientes do aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti”, comentou Alcides.
Ao mostrar esses índices de infestação, o presidente do Comitê da Dengue deu como exemplo a captura de 26 fêmeas do mosquito Aedes em apenas uma das armadilhas do Sistema MI – Aedes (Monitoramento Inteligente), instalada em uma região do Bairro Vila Alegre.
“Apesar dessa alta infestação, inédita e que nos chamou à atenção e providências imediatas, não temos registro de aumento de notificações de casos suspeitos de dengue nesse Bairro”, completou Alcides.
No sistema MI-Aedes, as armadilhas instaladas em pontos estratégicos dos principais bairros de Três Lagoas, são semanalmente vistoriadas e monitoradas por uma equipe de Agentes de Endemias da SMS, para controle dos índices de infestação do mosquito.
Na mesma reunião que antecede à reunião do Comitê Municipal, agendada para esta sexta-feira (26), na Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), a partir das 8h, o Comitê Técnico também abordou uma importante ação que deverá ser feita junto às imobiliárias e proprietários de imóveis fechados para locação ou venda.
“Temos a suspeita do aumento considerável de focos de vetores nessas propriedades, casas desabitadas, com placas de aluga-se ou vende-se. Infelizmente, nem sempre temos a colaboração das imobiliárias e dos proprietários desses imóveis”, relatou Alcides.
Uma outra ação a ser apresentada na reunião do Comitê Municipal da Dengue é o alto índice de infestação na região central urbana de Três Lagoas.
“Há tempos, nos preocupa a constatação dos elevados índices de infestação dos vetores (mosquitos) na área central do comércio de Três Lagoas. Precisamos discutir ações de enfrentamento a essa realidade”, anunciou o presidente do Comitê.