Instituído no início do mês de fevereiro deste ano, o Comitê de Desenvolvimento da Macro Região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, vêm estabelecendo metas e novos projetos que tenham o objetivo de manter o crescimento e desenvolver os municípios para geração de novos investimentos, emprego e renda que proporcione maior qualidade de vida à população e consolidação de divergentes setores sejam produtores e/ou prestadores de serviço.
Com o desenvolvimento, a preocupação além da diversificação da economia, também é garantir que outras esferas despontem, proporcionando uma expansão territorial organizada e equilibrada sem afetar outros campos que passam a dominar o mercado em decorrência principalmente da instalação de novas indústrias.
Ao longo deste ano, o Comitê apresenta medidas já aplicadas e que obtiveram sucesso, cada qual em sua Cidade. Com esta troca de informações, os integrantes avaliam o que é viável de ser aplicado em seus respectivos municípios a fim de obter melhores resultados.
IX ENCONTRO
No dia 8 de outubro, os gestores integrantes do Comitê se reuniram pela 9ª vez. O evento foi oficialmente aberto pelo anfitrião, secretário de Desenvolvimento de Água Clara, José Horácio, junto do presidente do Comitê e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, Luciano Dutra.
“Na oportunidade frisamos o fortalecimento da região, uma vez que, quando ações são planejadas em conjunto, os resultados beneficiam a todos e, a troca de ideias gera oportunidade de desenvolvermos grandes projetos”, considerou Luciano Dutra.
Nesta última reunião, o secretário José Horácio, apresentou o perfil histórico, relatório sócio econômico e relação das indústrias instaladas no município de Água Clara.
Além desta pauta, a técnica do Sebrae, Kassiele Nardi e o credenciado da Agricon, Cássio Rodrigues orientaram as Prefeituras e os agentes de desenvolvimento no que diz respeito à Lei Geral das Microempresas e empresas de pequeno porte – (Lei Complementar nº123/2006), a qual trata da apuração e recolhimento de impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias e ainda, cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias entre outras questões.
Estive na pauta também discussão sobre compras Públicas; empreendedorismo individual; desburocratização; trabalho do agente de desenvolvimento; sala do empreendedor; conhecimento qualificado do território; gestão e planejamento Público, tributação Pública e incentivos fiscais.
“Estes encontros têm sido de grande valia, pois foi a partir deles que o município de Paranaíba, através da Secretária de Indústria e Comércio e da Agente de Desenvolvimento do Município de Paranaíba, Iaponira Brito, conseguiram reformular o Plano de Desenvolvimento daquela localidade e também aprimorar os benefícios para instalação de indústrias, aperfeiçoando a questão dos incentivos fiscais e cessão de áreas. Isso tudo com o apoio do município de Três Lagoas que já utiliza dessa prática”, reforçou Luciano Dutra.
O prefeito de Água Clara, Silas José durante sue pronunciamento, agradeceu a presença de todos os participantes e pontuou a importância do Comitê para consolidação da Costa Leste e região.
Participaram do encontro, além das autoridades já citadas, os secretários e gestores dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Inocência, Selvíria, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.
Acompanhou o secretário Luciano, o diretor de indústria e comércio, Diógenes Marques e as assessoras técnicas Ana Paula Silva e Laura Amâncio.
Três Lagoas sediará a próxima reunião que está agendada para o dia 12 de novembro e será realizada na sede do Sebrae.
Assessoria de Comuniação