A Secretaria Municipal de Agronegócios e Pecuária (Semap) iniciou nesta sexta-feira (12) a retirada do gado que, até então, era mantido ilegalmente numa área do Distrito Industrial, na região da Cascalheira. A ação foi determinada pela Promotoria Pública, pelo fato de aquela ser uma área de preservação permanente.
Nesta primeira etapa, foram retiradas 55 rezes de propriedade de Osvaldo Medeiros, que foram levadas para leilão. São todas vacas cruzadas para venda, explicou Medeiros, que espera arrecadar um bom dinheiro com a venda do rebanho. Com algumas outras áreas em vista, ele disse que continuará no ramo de compra e venda de gado, ofício que pratica há muitos anos.
A área ocupada pelos criadores era de aproximadamente 120 alqueires, onde já chegou a ser colocados 600 animais. No local ainda ficarão 49 vacas e um boi, que não puderam ser retiradas porque estão dentro do termo de ajustamento de conduta (TAC), cuja duração é de 20 dias. Mas o prazo já está terminando, e aí vamos limpar esse local, inclusive destruindo todos os mangueiros e currais irregulares aqui existentes, explicou o coordenador de pecuária da Semap, Luis Antônio Pinheiro, que acompanhou a remoção do gado, feita por três servidores da Secretaria. O diretor de Pecuária, Leivas Palhares, acompanhou o ato.
Assessoria de Comunicação