Por conta dos altos números de notificação de casos de dengue e incidência de escorpiões, nos bairros Novo Oeste e Novo Oeste II, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na sexta-feira (03), ação educativa nas residências desses locais denominada “Cidade Limpa”.
A região recebeu nesta semana a etapa do Mutirão da Limpeza, campanha também da Prefeitura que disponibiliza caçambas aos moradores do bairro, para auxiliar com o descarte correto de materiais e resíduos que possam virar criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Uma equipe formada por 45 agente de combate a endemias, percorreram as residências reforçando as orientações e informações a respeito do combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, Flebótomo (Leishmaniose) e a importância dos cuidados nas residências com entulhos e podas de árvores para evitar o aparecimento de animais peçonhentos, além da distribuição de material informativo e sacos de lixo.
Nas últimas semanas aumentaram os números de atendimentos na Unidade de Saúde da Família – USF Novo Oeste, de pacientes com sintomas similares à dengue, principalmente nessa região que abriga os conjuntos habitacionais, informou o coordenador da USF, Fernando Garcia.
A dona de casa, Júlia Rocha, foi abordada pela equipe da SMS limpando a frente da sua residência e juntando lixo para levar até as caçambas do Mutirão. “No mês passado eu e meu filho pegamos dengue. Eu fiquei pior, acho que estou com sequelas ainda, isso porque cuido da minha casa e do meu quintal. Esses dias também encontraram dois escorpiões aqui em frente. Não podemos descuidar, vou aproveitar as caçambas e jogar umas coisas aqui de casa que juntei” disse Júlia, após receber as orientações e sacos de lixo da agente Carine Gomes, que atua no bairro Osmar Dutra, mas reforçava a equipe da SMS, na ação Cidade Limpa no Novo Oeste.
NÚMEROS
Somente no mês fevereiro foram notificados 46 casos de dengue e confirmados 14 positivos na região. Em Três Lagoas, até essa data foram 1229 casos e confirmados 444 casos.
Em relação a incidência de escorpiões, 06 pessoas comunicaram o aparecimento de escorpiões ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no total geral a cidade contabiliza 82 notificações.