Com a participação e empenho de mais de 30 entidades, por meio do Projeto Piloto de Educação Ambiental dos Salesianos e a doação de duas mil mudas de árvores nativas e urbanas pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), uma área dentro do Circulo Militar no Bairro Vila Piloto, recebeu o plantio de 900 mudas de diversas espécies no último final de semana.
A ação, que contou com a presença de representantes do Imasul, Rotary, Lions Club, Salesianos, 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, Agraer e da SEMEA, é apenas uma das etapas do projeto que, em outro momento, deve distribuir parte das mudas restantes para os moradores do Bairro Vila Piloto.
Segundo o ambientalista, Manoel Pimenta, a ação só foi possível graças à união de todas as entidades envolvidas. “A SEMEA doou as mudas e o adubo, o exército brasileiro abriu as 900 covas com a ajuda de 30 soldados e realizou o gradeamento da área onde foram plantadas as árvores e os representantes das outras entidades ajudaram no plantio”, explica.
O projeto dos Salesianos ainda prevê a criação de uma horta de mais de dois mil metros quadrados que deve colaborar na alimentação dos haitianos que residem em Três Lagoas. “O exército cedeu uma área dentro do Círculo Militar onde, com a ajuda dos haitianos, será construída essa horta que produzirá diversas hortaliças. Sendo que essa ação também conta com o apoio da SEMEA, da UFMS e da Defensoria Pública”, enfatiza Pimenta.
OUTROS PLANTIOS
Além desse plantio no Círculo Militar, a SEMEA também realizou a inserção de árvores de diversas espécies na Praça Senador “Ramez Tebet” e na Praça de Santo Antônio, no Centro de Três Lagoas. Segundo o biólogo e fiscal ambiental da Secretaria, Flávio Fardin, foram onze mudas de mudas de Abricó-de-Macaco (Couroupita guianensis), duas mudas de Árvore-de-Fogo (Brachychiton acerifolius), seis mudas de Ylang-Ylang (Canangium odoratum) e outras duas Chichá-Indiano (Sterculia foetida).
“As três primeiras árvores são espécies que possuem floradas muito atraentes, e ainda não haviam sido utilizadas na arborização das praças sob-responsabilidade da Prefeitura de Três Lagoas. Além disso, iremos realizar mais plantios nos próximos dias para aproveitar o período de chuva”, finaliza Fardin.
NÚMEROS
Se contabilizar o número de árvores que foram plantadas até agora, mais as outras 1.100 que ainda serão inseridas pelo Projeto Piloto dos Salesianos, somente neste ano a Prefeitura de Três Lagoas e parceiros já inseriram 2.646 árvores das mais diversas espécies e tipos. Com isso, a administração conseguirá inserir pouco mais de oito mudas de árvores por dia.
“Vale lembrar que estamos apenas contabilizando as que foram inseridas dentro de projetos e parcerias, sem contar as mudas que são utilizadas na manutenção das áreas verdes, as substituições de árvores condenadas pelo tempo ou pelo acometimento de pragas que foram extraídas e as que são retiradas pela população no Viveiro Municipal de Mudas”, explica o secretário da pasta Celso Yamaguti.
Diretoria de Comunicação