‘O Secretario de Saúde de Três Lagoas, Jorge Martinho, concedeu nesta segunda-feira (5) uma entrevista coletiva aos órgãos de imprensa local e regional, para sanar algumas dúvidas da população sobre a causa da morte de um menino de 12 anos, na última quinta-feira (1). Segundo o que foi divulgado na mídia estadual e nacional, o menino teria morrido de complicações decorrentes de dengue hemorrágica, o que foi esclarecido por documentos oficiais mostrados pelo Secretario durante a entrevista, que contrariam o diagnóstico do encaminhamento da criança ao Hospital Regional de Campo Grande. Martinho aproveitou a oportunidade para ressaltar o que a Secretaria de Saúde tem feito para combater a dengue.
O Secretário fez uma retrospectiva de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde desde o início da administração de Simone Tebet. Uma das ações decisivas foi a operação Cidade Limpa que promoveu um arrastão na cidade, limpou os bairros, retirou entulho das casas e roçou os terrenos baldios, enfatizou ele lembrando que a operação contabilizou cerca de 1500 caminhões de lixos retirados de dentro das residências.
O cotidiano da Secretaria de Saúde tem sido de incansável combate aos altos níveis de infestação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue. O concurso de paródias, desenvolvido junto à rede escolar da cidade, envolveu 18 mil alunos na luta pela conscientização da população. Convidamos os alunos da rede escolar para que fossem parceiros da administração no combate à doença, disse Martinho. Ele destacou ainda que a participação popular é imprescindível para conter os índices da doença.
Dia da Virada
A mais recente operação desenvolvida pela Secretaria de Saúde foi o Dia da Virada, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, incluindo a Prefeita Simone Tebet, em um arrastão pela cidade. Os participantes percorreram os bairros, entregaram panfletos de casa em casa pedindo aos moradores que ajudem o município a combater a dengue, salientou o Secretário e complementou que, o dia da virada será rotina da secretaria de saúde
todos os meses termos essa divulgação esse alerta para a população que na virada do mês precisa verificar em seus quintais os possíveis criadores do mosquito da dengue.
Morte prematura
Martinho leu aos representantes da imprensa de Três Lagoas um laudo médico fornecido pelo Registro