‘Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (29) no Pronto Atendimento (PA), a prefeita Simone Tebet, a secretária de Saúde, Elenir Neves, e a Diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Angélica Bottura Manteiga, atenderam a imprensa e informaram sobre a implantação, em Três Lagoas, do primeiro ambulatório específico em atendimentos gripais do estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo do ambulatório da gripe é tornar-se um pólo de informações permanente sobre o novo vírus, através de equipe de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Educação em Saúde, esclarecendo dúvidas da população a partir de panfletos e informações atualizadas vindas do Ministério da Saúde. De acordo com Elenir, o PA foi escolhido porque apresenta estrutura laboratorial e de Raio X para atender os pacientes.
Através da imprensa, queremos informar a população que somos pioneiros neste tipo de atendimento que contará com a triagem dos pacientes, uma sala de consulta médica e uma sala de observação, disse a prefeita referindo-se ao ambulatório.
A estratégia de ação de criar um ambulatório da gripe é uma medida para preservar as Unidades de Saúde no que se refere aos serviços de rotina, além de preservar os trabalhadores e interromper a cadeia de transmissão oferecendo um fluxo único, com laboratório específico seguindo protocolo médico que estará à disposição da população 24 horas. Queremos evitar que os pacientes que apresentam sintomas suspeitos da nova gripe fiquem internados nos postos. A idéia é criar um local de isolamento para estas pessoas, para não contaminar os demais, acrescentou Simone.
Ainda de acordo com a prefeita é importante tranqüilizar a população porque não há a confirmação de nenhum caso da nova gripe na cidade, apenas quatro casos estão sendo monitorados, sendo dois suspeitos: Três Lagoas não tem nenhum caso confirmado, os casos suspeitos e as famílias dos pacientes estão sendo monitorados. Esta é uma medida de prevenção. É importante que as pessoas que apresentarem os sintomas procurem atendimento nas primeiras 48 horas, destacou Simone.
Atendimento
Com exceção do ambulatório de informações que funcionará durante 12 horas diárias, as demais funcionarão 24 horas. O PA contará com Raio X específico das 6h às 18h e laboratórios para exames de hemograma e uréia, das 6h à meia noite, para pacientes que apresentarem febre maior que 38° C e dispnéia. A prefeita informou também que o Centro de Apoio ao Trabalhador atenderá os servidores que apresentarem os sintomas da nova gripe, e, se houver necessidade, haverá atendimento específico em outros prédios, como o da Clínica da Criança, que ainda será inaugurado.
Segundo Elenir, é importante também que as pessoas saibam que muitos pacientes morrem todos os anos no Brasil devido a complicações ocasionadas pela gripe comum. Somente em Três Lagoas, 74 pessoas foram vítimas fatais de complicações da gripe comum no ano de 2007
em 2008 este número caiu para 40 pessoas