Durante coletiva de imprensa realizada hoje (14), na Secretaria Municipal de Trânsito, às 11h, Nilson Lopes, Diretor da Empresa Central Park, responsável pela instalação da Zona Azul em Três Lagoas, junto ao Secretário Municipal de Trânsito Milton Gomes da Silveira explicou que, nesta sábado (16) será iniciado o trabalho de campanha para dar inicio a operação o estacionamento rotativo remunerado no município. “A cobrança será a partir do dia 1º, quando acreditamos que toda a população já estará ciente de como ocorrerá o funcionamento”, disse o diretor.
Lopes ressaltou que toda a operação é automatizada, e, portanto não será necessário o uso de papel. “Haverá três maneiras de utilização do sistema: avulso, comprando o crédito nas lojas credenciadas, com os monitores e pelo aplicativo. O sistema é muito simples, basta cadastrar o CPF vinculado a placa do veículo e a cobrança passa ser automática, a vaga não precisa ser mencionada. Desta forma, uma vez cobrado o valor de 1,60, o motorista tem direito de uso de uma hora mesmo que troque de vaga”, disse o diretor.
O usuário de carro que deixar de adquirir o ticket eletrônico, será notificado a pagar R$ 8 e o de moto R$ 3, correspondente ao uso de cinco horas, retornado o crédito de duas horas para o usuário, após o pagamento. Esse pagamento poderá ser realizado nas lojas conveniadas e no escritório da empresa.
De acordo com o Secretário, todas as pinturas e sinalizações já foram realizadas e é importante estar atento, porque assim que o sistema passar a operar em caso de não pagamento, o condutor será submetido a uma multa de R$ 127,69 e perde cinco pontos da Carteira de Habilitação.
A Zona Azul contará com um total de 2 mil vagas, cerca de 80 vagas por monitor. Destas, a maioria será para automóveis. Os preços definidos são R$ 1,60 para carros e R$ 0,60, motos por hora. De toda a arrecadação com o estacionamento, 27% terá de ser repassado para a prefeitura.
Assessoria de Comunicação