Nesta quinta-feira (17) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Secretaria Municipal de Assistência Social, Escola de Conselhos de Campo Grande e SENAC, continua com a capacitação "Fortalecer a rede de garantia de direitos – Conselhos Tutelares e de Direito", para titulares e suplentes da área, no CRASE “Coração de Mãe”.
O ministrante da capacitação, que acontece das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, é o coordenador da Escola de Conselhos de Campo Grande, Angelo Motti. Nos dias 18 e 19 de março, acontece também a capacitação do sistema SIPIA no laboratório de informática do SENAC.
Segundo o Edmar Rodrigues da Silva, presidente do CMDCA, o ano de 2015 foi um marco significativo na garantia de direitos de crianças e adolescentes, “quando reportamos ao processo de escolha de Conselheiros Tutelares no país, ocorrido no dia quatro de outubro”.
OBJETIVO
A capacitação tem como objetivo fornecer técnicas operacionais necessárias para o pleno exercício da função de conselheiro tutelar, que visa assegurar os direitos das crianças e adolescentes, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além disso, visa aprimorar seus conhecimentos sobre suas atribuições e competências, e, assim, a sua prática, e de contribuir para mudanças efetivas no atendimento à infância e juventude no Município, com momentos teóricos, oficinas e estudos de caso que envolva também os Conselheiros de Direitos.
Henrique Alves | Assessoria de Comunicação