Foi realizado nos dias 14 e 15 de maio em Três Lagoas um curso de capacitação de profissionais de saúde que atuam como enfermeiros.
A capacitação, promovida em parceria pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município, foi organizada pela Clínica da Mulher de Três Lagoas.
Durante os dois dias de capacitação, os profissionais receberam informações teóricas e práticas ligadas à realização do exame preventivo de câncer do colo uterino.
Todas as orientações técnicas foram repassadas por um especialista. Um médico de Campo Grande foi o responsável por ministrar a palestra e esclarecer as dúvidas dos profissionais, explicou Elaine Cristina Ferrari Fúrio, coordenadora da Clínica da Mulher.
A capacitação foi dividida em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática. Na parte teórica, os profissionais receberam informações das novas nomenclaturas utilizadas na área de saúde no que se refere aos exames denominados preventivos. Já na prática, orientados por um médico patologista, os enfermeiros, através da simulação de uma consulta, puderam aprender a diagnosticar algumas enfermidades.
Essa capacitação é muito importante para que nossos profissionais possam acompanhar as atualizações da área, pois dessa forma o atendimento prestado à comunidade tende a ter uma qualidade cada vez melhor, ressaltou Elaine.
Ao todo, aproximadamente 30 profissionais de enfermagem, sendo 20 de Três Lagoas e 10 da região (cidades próximas a Três Lagoas), participaram da capacitação.
De acordo com informações da coordenadora, essa foi a primeira capacitação do ano realizada pela Clínica da Mulher.
Essa foi nossa primeira capacitação. É quase sempre nesta época do ano que a Secretaria do Estado começa a realizar parcerias com as Secretarias dos Municípios para disponibilizar capacitações aos profissionais. A Clínica da Mulher está atenta as datas e calendários para que sempre possamos trazer esses cursos não só para nossos profissionais, mas também para nossa população, finaliza.
Dados
Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) comprova que a capacitação dos profissionais ajuda no diagnóstico precoce de doenças e de seus tratamentos.
Um profissional bem qualificado consegue muitas vezes, através de procedimentos simples, identificar doenças e tratá-las antes que essas se agravem e comprometam a saúde do paciente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO