A Clínica da Criança, localizada no bairro JK, trabalha de forma extrema devido à falta de infraestrutura necessária para um local de porte médio e que atende também ortopedia para adultos e crianças. A constatação foi feita pelo prefeito Angelo Guerreiro durante vistoria realizada na manhã desta terça-feira, 10 de janeiro.
Ele estava acompanhado do vice-prefeito Paulo Salmão, do Secretário de Saúde, Cassiano Maia e dos vereadores Jorginho e Sirlene. As reclamações dos servidores e dos pacientes são muitas e foram constatadas pela equipe de gestores. A Unidade de Saúde tem problemas graves com computadores, sendo que dois deles estão estragados e outros funcionam precariamente. Alguns aparelhos de ar condicionado não funcionam e outros, de capacidade baixa, foram instalados em salas muito grandes e com fluxo maior de pessoas, além de alguns aparelhos usarem apenas um compressor ou condensador para três evaporadoras em três salas.
A farmácia onde estão estocados medicamentos controlados e leites com fórmulas especiais para crianças não tem refrigeração. Isso prejudica a qualidade e a eficácia dos produtos. A Clínica da Criança atende pessoas que necessitam de atendimento especial e precisa também de brinquedos técnicos de ludoterapia.
O prefeito verificou ainda que, banheiros estão interditados; torneiras quebradas ou pingando água constantemente; a porta de entrada da unidade de saúde não tranca e os funcionários precisam usar cabos de vassoura para garantir um pouco de segurança; o balcão de atendimento tem calço para não cair; ventilador queimado; cadeiras de rodas com pneus murchos; salas com infiltração e o problema pode estar na saída de água que não suporta a vazão; o setor de inalação não funciona por falta de compressor. Dezenas de outros problemas foram encontrados.
O Prefeito Angelo Guerreiro mais uma vez determinou que o Secretário de Saúde faça uma chamada das empresas contratadas para alguns serviços e a solução dos demais a curto prazo. O chefe do Executivo ouviu também os pacientes que aguardavam e os que saíam do atendimento. Ele lembrou que todos os funcionários públicos precisam receber e acolher muito bem os cidadãos e dar toda a atenção necessária. “Todas as reclamações que chegarem até nós serão analisadas e os servidores serão remanejados para outros setores e farão cursos de capacitação”, disse o Prefeito Guerreiro.
Diretoria de Comunicação